São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saxofonista John Coltrane é tema do próximo CD da Coleção Folha

Entre os mais imitados do jazz, músico desenvolveu estilo único de improvisação

DA REPORTAGEM LOCAL

De grandes saxofonistas, o jazz está cheio, mas nenhum deve ter sido tão imitado quanto John Coltrane (1926-1967), tema do volume 17 da Coleção Folha Clássicos do Jazz.
Em 1958, o crítico Ira Gitler criou o termo "sheets of sound" (literalmente, "folhas de som") para descrever o estilo de improvisação de Coltrane, que marcaria decisivamente as gerações de saxofonistas.
A inspiração para as "folhas de som" pode ter vindo de alguns de seus mais célebres parceiros, como o trompetista Miles Davis e o pianista Thelonious Monk, mas a técnica foi criada pelo próprio Coltrane: uma seqüência de escalas e arpejos tocados em alta velocidade, do registro mais grave até o mais agudo do instrumento.
Essa sucessão de grande quantidade de notas foi uma das novidades que ele trouxe ao instrumento -sua maneira de fazer progressões harmônicas foi batizada de "Coltrane changes" ("mudanças de Coltrane").
Dotado de uma imaginação musical fértil, ele ficou famoso pela longa duração de seus solos. Por isso, o disco dedicado a ele tem algumas das faixas mais longas da Coleção Folha: "My Favorite Things" tem 17min52s, enquanto "Impressions" chega a 21min11s.
Em momento algum as elucubrações musicais do saxofonista redundam em tédio. Pelo contrário: com inteligência e sensibilidade, suas digressões conduzem o ouvinte por terrenos mágicos e inesperados, para além das fórmulas pré-concebidas e dos clichês.


Texto Anterior: Internet vira reduto de quadrinistas
Próximo Texto: DVDs - Crítica/"Monty Python ao Vivo no Hollywood Bowl": Show do Monty Python resume auge de iconoclastia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.