São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Clint Eastwood encara a morte no cinema

Diretor inova ao abordar pela primeira vez a espiritualidade em "Além da Vida", que estreia amanhã no Brasil

Roteiro assinado por Peter Morgan, de "A Rainha", passou antes pelas mãos de Spielberg e M. Night Shyamalan

CHARLES MCGRATH
DO "NEW YORK TIMES"

A cada final de ano, Clint Eastwood propicia uma pequena surpresa ao público de cinema: um filme lançado sem muito alarde, de orçamento modesto e sobre um tema que não parece se enquadrar no molde do diretor.
Em 2004, foi "Menina de Ouro". Em 2008, "Gran Torino". Seu mais recente trabalho, "Além da Vida", [que estreia amanhã no Brasil] gira em torno do que o título sugere: o que nos aguarda depois da morte?
Eastwood, 80, jamais tratou de qualquer tema nem remotamente espiritual. Seus personagens mais marcantes são capazes de encarar a morte sem hesitação ou grande preocupação quanto ao que acontece do outro lado.
"Além da Vida", porém, traz personagens que têm a morte em seus pensamentos o tempo todo: uma jornalista francesa que quase morreu em um tsunami (Cécile de France); um paranormal relutante (Matt Damon) e um estudante cujo irmão gêmeo morreu (Frankie McLaren).
Será que Eastwood, famoso pela frieza e pelo temperamento pétreo, se tornou sentimental? Ao telefone, parece plácido, mas nada piegas.
"Este pensamento passa pela cabeça de todo mundo: há algo além da vida? Todas as grandes religiões tentam lidar com a questão", diz ele, que acrescenta apreciar no filme "uma sensação espiritual sem toques religiosos".
"O roteiro aproveita eventos contemporâneos, como o tsunami e os atentados terroristas em Londres, e os utiliza em uma história que se dirige ao interesse de todos pelo Além", afirma.
"Gostei de como as três histórias convergem. Foi algo que eu jamais havia tentado. E o herói reticente é sempre interessante, o herói que não aprecia o dom que tem."

PERDAS
"Além da Vida" foi escrito por Peter Morgan, conhecido por "A Rainha" (2006), "A Outra" (2008) e pela peça "Frost/Nixon", adaptada ao cinema em 2008.
Para o filme, Morgan se inspirou no livro "If the Spirit Moves You: Life and Love after Death" (se o espírito o move: vida e amor após a morte), de Justine Picardie, uma jornalista britânica devastada pela morte da irmã.
Ela consultou paranormais, médiuns e pessoas que se diziam capazes de gravar vozes de mortos e analisou sua experiência de perda.
"Com o livro, compreendi que conhecemos tanto a vida depois do nascimento e sabemos tão pouco sobre a vida depois da morte", diz ele, que voltou a trabalhar no roteiro após a morte inesperada de um amigo.
O agente de Morgan enviou o roteiro à produtora Kathleen Kennedy, de "O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008). Percebendo semelhanças com "O Sexto Sentido" (1999), ela o mostrou a M. Night Shyamalan, diretor daquele filme.
Mais tarde, no estúdio de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (2008), Steven Spielberg ouviu Kennedy falando ao telefone com Shyamalan e disse "gostar do que ouvia".
O cineasta leu o roteiro e fez anotações, que Morgan adotou, mas depois considerou que o texto revisado não era tão "puro" como o original. "Disse que achava ter arruinado meu roteiro e perguntou se podia mostrá-lo ao amigo Clint", conta Morgan.
Dois meses mais tarde, o roteirista se espantou ao descobrir que Eastwood adquirira os direitos do título e já estava filmando.
"Imaginei que teríamos conversas sobre os personagens, a trama, mas não aconteceu. O que se vê na tela é o texto que escrevi nas montanhas da Áustria."
Eastwood conta que costuma trabalhar assim. "Acredito muito em primeiras impressões. Quando algo o atrai, não há por que desenvolver a ideia e matá-la", explica o diretor, que resistiu até a dar o papel feminino a Penélope Cruz pois isso significaria transformar a jornalista francesa em espanhola.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

ALÉM DA VIDA

DIREÇÃO Clint Eastwood
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Matt Damon, Cécile de France e George McLaren
ONDE estreia amanhã, nos cines Unibanco Arteplex, Cinemark Eldorado, Livraria Cultura e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Texto Anterior: Contardo Calligaris: Troca de ano e de Presidente
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.