UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Amp alarga as fronteiras eletrônicas

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Gênero caçula do pop, a música eletrônica ganhou cara própria faz tempo, mas ainda utiliza elementos de fora para alimentar as pistas. É isso o que mostra didaticamente amanhã o programa "Amp", revelando as influências black na moderna dance music.
O "Amp" se posta, cada vez mais, como a melhor e mais atuante atração da MTV. Há pouco, produziu um CD, o "Amp MTV 2", compilando apenas produções brasileiras, de Anderson Noise a Patife e Jonas Rocha.
Neste especial de uma hora, o programa mais uma vez foge do quadrilátero tecno-house-drum'n'bass-trance e inicia com Afrika Bambaataa, uma das mentes mais produtivas do pop, contando como criou (há 20 anos) e explicando o que é o electrofunk. "É um hip hop com batidas mais animadas. Mas pode ser chamado de funk carioca, Miami Bass..."
Esclarecedor, ele cita também motivos pelos quais é um defensor ferrenho do sampler (quando se pega uma base de uma música já existente para criar algo novo): "O sampler é ótimo. Ajuda a resgatar discos antigos e artistas que estavam esquecidos".
Após Bambaataa, o programa segue com um minidocumentário produzido pelo americano DJ Shadow -cujo primeiro disco, "Endtroducing", de 96, foi eleito pela revista "Muzik" como o mais importante da história da dance music- sobre a influência que antigos bateristas de jazz ainda exercem sobre os novos artistas.
Earl Palmer, Paul Humphrey e James Gadson, três dos mais sampleados bateristas da música, fazem uma jam com respeitados DJs de hip hop, como Babu, Jrocc e Cut Chemist.
Tudo isso -o programa- entremeado por fundamentais clipes, como "Planet Rock" (Bambaataa) e "4 My People" (Missy Elliott/Basement Jaxx).


AMP - ESPECIAL BLACK MUSIC. Onde: MTV. Quando: amanhã, às 23h (reapresentação domingo, às 16h).


Texto Anterior: "Aqui ou em...": Ousadia do Tihuana fica no discurso
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Deus é brasileiro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.