São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo de cena

Com elenco indicado ao Oscar, "Dúvida" estreia no país; protagonistas e o diretor John Patrick Shanley falam sobre as filmagens

Fotos Divulgação
Meryl Streep é a irmã de Aloysius, que desconfia do padre vivido por Seymour Hoffman

CRISTINA FIBE
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

"Não estou tentando enganar o espectador, criar um quebra-cabeça, estou tentando recriar a experiência que tenho e convidá-lo a acostumar-se à ideia de que não se pode saber tudo."
É assim que o autor John Patrick Shanley explica o clima de desconfiança estabelecido no filme "Dúvida", um jogo entre os atores que pouco esclarece, mas que rendeu indicações ao Oscar a todo o elenco principal -Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis- e ao seu autor.
Shanley, 58 anos (18 sem dirigir um filme), já havia vencido o Pulitzer, em 2005, pela peça "Doubt", adaptada aos cinemas por ele mesmo, que usa elementos de sua infância para recriar o ambiente em uma escola católica do Bronx, NY, em 1964.
Em meio às mudanças da igreja, o moderno padre Flynn (Hoffman) é alvo da tradicional irmã Aloysius (Streep), que suspeita da atenção especial que ele dá a um aluno negro.
Amy Adams é a ingênua irmã James, que olha tudo sem saber se ajuda ou atrapalha, e que teve a freira original, na qual Shanley inspirou a personagem, nos sets de filmagem, acompanhando cada passo.
Também indicada, Viola Davis interpreta a mãe do menino, em um personagem que acrescenta ao filme uma discussão sobre a segregação racial e econômica nos EUA dos anos 60.
A Folha conversou em novembro, em Los Angeles, com os indicados ao Oscar por "Dúvida", que estreia hoje por aqui.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Igreja é centro de "Dúvida", diz Hoffman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.