São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

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TELEVISÃO

Ministério Público investiga a TV digital




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para averiguar eventuais irregularidades na adoção da TV digital no Brasil. Procedimento é uma espécie de investigação preliminar, quando há apenas indícios de desrespeito às leis. Pode se transformar em um inquérito civil e, mais tarde, em ação judicial.
O procedimento foi aberto há duas semanas por Ela Wiecko, chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Sua primeira providência foi requisitar ao governo cópias de relatórios sobre TV digital. Wiecko também pretende se reunir com os quatro ministros envolvidos na decisão.
"O procedimento visa a garantir o interesse público no uso do espectro e verificar a legalidade dos atos do governo", diz o procurador da República Sérgio Suiama.
Assim, o MPF poderá causar problemas ao governo caso se decida dar às redes um canal digital com 6 MHz, como elas querem, e se essa freqüência não for usada plenamente. Com 6 MHz, as TVs podem transmitir em alta definição ou se dividirem em quatro canais. Se as TVs não ocuparem todos os 6 MHz, o MPF poderá exigir que o espectro não ocupado seja destinado a outro operador.
No MPF, discute-se também se as TVs poderão usar 6 MHz para irradiar duas ou mais programações numa mesma cidade. Isso infringiria a lei, pois as redes estariam explorando várias concessões, quando só têm uma.

OUTRO CANAL

Redonda 1 Depois do "Joga 10", que revelou um novo meio-campista, a Band e a Nike lançam nesta semana um novo "reality show", o "Joga Bonito". Bancado pela empresa de materiais esportivos, o programa estréia na segunda quinzena de abril e dará ao vencedor um estágio de seis meses num clube de futebol.

Redonda 2 Do "Joga Bonito" participarão garotos de 15 e 16 anos. Eles serão avaliados em cinco "quesitos": honra, alegria, habilidade, garra e espírito de equipe. Poderão atuar como atacantes, centroavantes ou meias.

Popularidade 1 A audiência nominal da minissérie "JK" despencou desde sua estréia. Na primeira semana, quando foi ao ar logo após "Belíssima", a média foi de 38 pontos. Na segunda, já com "Big Brother" a antecedendo, caiu para 29. Nas últimas semanas, tem oscilado entre 23 e 25 pontos.

Popularidade 2 A rigor, a audiência de "JK" não despencou como a avaliação de um presidente. A minissérie sofreu mesmo foi com o horário tardio. Sua média mensal, em janeiro, foi de 31 pontos, com 60% dos televisores ligados no horário. Em fevereiro, a média foi de 24 pontos, mas os aparelhos ligados eram 55%.

Popularidade 3 Ou seja, a queda da minissérie da Globo foi quase proporcional à redução de televisores ligados.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

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