São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Irregular, 2º álbum gera impacto menor

DA REPORTAGEM LOCAL

M uita gente boa, como Bloc Party, The View, LCD Soundsystem, Klaxons, Bonde do Rolê, Montage, está lançando disco por esses dias, mas nenhuma dessas bandas consegue atrair tantos aficionados fervorosos quanto o Arcade Fire. É religiosa a devoção dos fãs do coletivo canadense, e ela não deve arrefecer com "Neon Bible", o segundo álbum, que chega agora aos EUA e desembarca no Brasil no próximo dia 31.
O culto em torno desse grupo canadense começou a crescer a partir de "Funeral", o primeiro disco, lançado em 2004. Canções de tons épicos; músicas que usam violinos para fugir dos arranjos roqueiros tradicionais; letras sombrias que discutem a morte; shows em que músicos trocam enlouquecidamente de instrumentos... Tudo isso alimentava a fé direcionada ao Arcade Fire.
Se "Funeral" chegou quase a ser canonizado pela imprensa de todo o mundo, "Neon Bible" provavelmente ganhará tratamento mais cético. Não que seja pior, mas o impacto certamente é menor. O novo disco não avança nem melhora o que já havia sido feito. O problema é que é mais irregular -algumas canções são medíocres, como a balada "Ocean of Noise" -boba, com arranjo kitsch. Ou "Black Wave/Bad Vibrations", de produção meio capenga -parece até música não-finalizada.
Nas canções mais rápidas, o Arcade Fire retoma o clima de "Funeral", com bateria forte e arranjos que vão crescendo até quase uma explosão rítmica. Assim são "Black Mirror" e "Keep the Car Running", a mais pop do CD. Já "Intervention", tem um início grandioso, parece tocada por orquestra de igreja. E empolga. "Windowsill" é das mais interessantes. Se fosse feita por uma banda comum, soaria apenas como um folk-rock de protesto ("Não quero lutar numa guerra santa/... Não quero mais viver na América") inspirado por Neil Young.
Pelas mãos do Arcade Fire, ela é tranformada num folk-rock inspirado por Neil Young e "2001 - Uma Odisséia no Espaço". (THIAGO NEY)


NEON BIBLE
   
Artista: Arcade Fire
Lançamento: Slag (no Brasil a partir de 31 de março)
Quanto: a definir



Texto Anterior: Banda continua com pequena gravadora
Próximo Texto: O clima é variado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.