São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rappers relêem Radiohead

"Rainydayz Remixes" retrabalha "In Rainbows", mais recente disco do grupo

Com autorização do grupo inglês, produtor reuniu MCs de grupos da cena independente de rap americano como Jurassic 5

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Rock e hip hop nem sempre rendem boas parcerias. Mesclar os frágeis vocais de Thom Yorke com a verborragia de rappers também não parece uma boa idéia. Mas é essa a proposta de "Rainydayz Remixes".
O álbum traz releituras de oito das dez faixas de "In Rainbows", sétimo e mais recente álbum do Radiohead, que ganharam ainda vocais de MCs de grupos da cena independente de rap americano como Jurassic 5 e Hieroglyphics, autorizados pelo grupo inglês e disponíveis para download no site do projeto (www.onesevensevensix.com/amplive/index.html).
"Gostei tanto do álbum que quis trabalhá-lo e adaptá-lo como se fosse um disco antigo de jazz preenchido com samples", conta à Folha Amp Live, produtor americano de hip hop e criador do projeto. "O Radiohead tem uma pegada de hip hop em sua música."
Amp Live é parte do trio de rap Zion I, que já trabalhou com nomes como Talib Kweli, além de abrir shows para nomes consagrados do gênero como De La Soul e Run-D.M.C.
"O primeiro desafio foi garantir que os remixes soassem o mais casado possível com seus originais", diz. Seguindo a premissa, o produtor conseguiu fazer releituras coesas, evitando um estranhamento entre rock e rap, em remixes que dialogam com o trip hop.
"Nudez", remix de "Nude", ganhou os vocais de uma das produções do Zion I -todos os remixes preservam o título das faixas originais, com o acréscimo de um "Z". "Video Tapez" tem Del tha Funkee Homosapien, MC do Hieroglyphics, e "Reckonerz", Chali2na, do Jurassic 5. "15 Stepz" recebe ainda a participação do cantor de soul Codany Holiday.
Fazer com que o Radiohead autorizasse o disco foi o segundo desafio do produtor: "O grupo e o empresário deles foram bem cooperativos depois que ouviram o álbum". Após enfrentar problemas legais pela falta de autorização prévia dos remixes, Amp Live gravou um apelo (disponibilizado no site do disco) e ensaiou uma campanha on-line por sua oficialização, retribuída com um segundo vídeo no qual se derrama em agradecimentos a Thom Yorke e cia.


Texto Anterior: Design: Caixa Cultural faz ciclo sobre casal Eames
Próximo Texto: Disco une David Bowie com rappers
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.