São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo escolhe bichos diferentes para virar série

"Carrapatos e Catapultas" (PR) e "Tromba Trem" (RJ) levam R$ 950 mil cada uma para produzirem 12 episódios

AnimaTV selecionou dois projetos entre 17 pilotos voltados para crianças entre seis e 14 anos para serem veiculados nas TVs públicas


LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma fauna estranha vai invadir a TV pública. "Carrapatos e Catapultas" e "Tromba Trem" foram as animações escolhidas para virar séries de 12 episódios. Cada uma leva R$ 950 mil.
Os dois pilotos foram selecionados entre 17 propostas do AnimaTV, voltado para crianças entre seis e 14 anos e promovido pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, TV Cultura, TV Brasil, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais e Associação Brasileira de Cinema de Animação.
O anúncio dos selecionados foi feito ontem, no Cinesesc (SP), onde também foram assinados os contratos de veiculação nas TVs públicas, em data a ainda ser anunciada.
Os projetos passaram pela escolha de uma comissão de especialistas e foram submetidos a uma pesquisa qualitativa.
"Tromba Trem" (RJ), de José Luiz Brandão Albuquerque, fala sobre um elefante que cai de um dirigível e encontra uma tamanduá hiperativa. Para voltar para seu dono, embarca com sua nova amiga -vegetariana- num trem com uma colônia de cupins malucos. "Acho que devemos parabenizar a comissão por uma escolha ousada, que até foge do padrão de uma TV pública", afirmou o autor.
"Carrapatos e Catapultas" (PR), de Almir Correia, se passa num outro planeta, onde carrapatos se lançam para todos os lados e sonham em explodir para morar no mundo fantasma.
O roteirista, que também estreia na direção, conta que a ideia "surgiu do nada". "Acho que ajudou o som dessas duas palavras juntas. Catapulta é quase um palavrão", brinca.
Mais de 40 mil internautas votaram nos seus preferidos, que receberam troféus no evento. Em primeiro lugar, "Abílio e Traquitana" (SP), de Henrique Barone de Andrade, teve mais de 11 mil votos. "A Princesa do Coração Gelado" (RS), de Zuleika Esteves Escobar, ficou em segundo.


Texto Anterior: Literatura: Evento arrecada fundos para Piva
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.