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Bienal gráfica exibe obras de identidade visual
Designers gráficos criam em gastronomia
CRISTIANA COUTO
especial para a Folha
A forte presença dos restaurantes na categoria identidade
visual da 4ª Bienal de Design
Gráfico é, na avaliação de Ricardo Ohtake, um dos diretores da
ADG (Associação dos Designers
Gráficos), um reflexo da liberdade que a comida oferece.
"Há hoje uma preocupação
dos estabelecimentos com a qualidade de sua apresentação por
conta da concorrência, e a comida permite uma liberdade de
criação de suas marcas muito
maior", diz Ohtake.
Dos 22 projetos selecionados
na categoria, de um total de 312,
quase um terço deles pertence a
restaurantes, choperias e butiques gastronômicas.
O que se nota na maioria dos
selecionados são desenhos em
estilo barroco e sobreposição de
imagens que dividem espaço
com linguagens limpas e organizadas, ambos desenvolvidos em
cardápios, sinalizações internas
das casas, uniformes, brindes,
copos, apoio para pratos, embalagens para pães.
Entre os classificados estão os
projetos da choperia Pinguim
(criação da designer Simone
Mattar), da pizzaria Carlitos
(Mattar e Stefano Rovai), do restaurante Trio (concebido por
Dora Levy), do Mastroiani (Ruth
Klotzel e Paulo Labriola), e o
projeto da Pão-de-Ló (Tangran).
Do Rio de Janeiro, foram selecionados os trabalhos da confeitaria Le Panetier (Evelyn Grumach) e do Rock in Rio Café
(Valéria London e Ana Velho).
De acordo com o designer Chico Homem de Mello, jurado desta bienal, "a estética pós-moderna confabula com a moderna no
universo dos trabalhos selecionados". Nos trabalhos apresentados, como o da arquiteta e designer Simone Mattar, "a linguagem complexa, aberta e multielementar se opõe à sintética".
A "marca aberta" de Mattar
surge nas 12 espécies de pinguins, feitas com traços bicos-de-pena para a choperia de
Ribeirão Preto. "Não acredito
em poucos elementos, na sintetização da idéia", diz ela. "Quero
criar o conceito por trás de várias concepções de imagem, sem
precisar repeti-la."
Dora Levy, que fez a concepção
visual do restaurante Trio, e Roberto Fix Ventura (da Tangran
Design), com a franquia de padarias Pão-de-Ló, optaram por
um visual mais limpo.
"A concepção da franquia foi
estruturada com simplicidade
para poder ser aplicada e fixada
facilmente", explica Ventura. "A
identidade visual em restaurantes não pode ser fria, tem que ser
algo quente, com vida, para
atrair as pessoas", avalia Levy,
que concebeu o projeto do Trio
baseado nas letras do logo e nas
cores vermelho e amarelo.
Segundo Homem de Mello, a
quantidade de trabalhos na área
de identidade visual em restaurantes chamou a atenção. "É
uma das áreas de serviço que está mais atenta à importância da
concepção visual."
O quê: 4ª Bienal de Design Gráfico
Quando: até dia 29 de março (ter a dom,
das 10h às 21h)
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel.
011/3871-7777)
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