São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Hamletmaschine" espelha Müller

DA REPORTAGEM LOCAL

A máquina Hamlet vai ranger, desconstruir e silenciar no palco do Instituto Goethe, em São Paulo, onde chega após participação no Festival de Teatro de Curitiba, no qual foi um dos destaques da mostra paralela, o Fringe.
Radicada em Berlim, a atriz carioca Carla Bessa assina a direção de "Hamletmaschine", na grafia original da obra do dramaturgo alemão Heiner Müller (1929-95), traduzida por Christine Röhrig e Marcos Renaux.
O espetáculo faz sua estréia mundial no Brasil, numa encenação da companhia berlinense Theaterproduktion, criada em 1997 por Carla. No ano passado, ela trouxe ao país o monólogo "Espaço de Olga", baseado na vida da judia Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes, deportada e morta em um campo de concentração.
Para a atriz e encenadora, "Hamletmaschine" é emblemática do processo de fragmentação que Müller empreendeu em sua carreira a partir de meados dos anos 90, distanciando-se, por assim dizer, das origens brechtianas, ele que chegou a dirigir a lendária Berliner Ensemble, companhia teatral fundada por Bertolt Brecht (1898-1956).
"A partir desse momento, Heiner Müller quebra de vez a tradição dramática uniforme de sua época e dá preferência ao fragmento como caminho mais apropriado para o teatro, ainda que negue e reafirme essa postura várias vezes", diz Carla Bessa.
O não-Hamlet de Müller é atemporal e multifacetado. É também Ofélia e Ricardo 3º, para citar outros personagens de Shakespeare. É ainda o ator no papel de Hamlet, espectador e autor da própria história.
Carla contracena com a brasileira Fernanda Farah ("A Vida É Cheia de Som e Fúria") e com o alemão Tobias Dutschke, que responde ainda pela música incidental executada ao vivo. (VS)


Peça: Hamletmaschine
Texto: Heiner Müller
Direção: Carla Bessa
Quando: estréia hoje, às 21h; sex. e sáb., às 21h; dom., às 19h. Até 29/4
Onde: Instituto Goethe (r. Lisboa, 974, Pinheiros, tel. 0/xx/11/3088-4288)
Quanto: R$ 12





Texto Anterior: Teatro: "Copenhagen" exibe "semideuses humanos"
Próximo Texto: "A Memória da Água" investiga narrativa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.