São Paulo, segunda-feira, 06 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Spot, Um Cão da Pesada  
SBT, 14h45; livre.
(See Spot Run). EUA, 2001, 94 min. Direção: John Whitesell. Com David Arquette, Leslie Bibb, Michael Clarke Duncan. No encontro entre um carteiro trapalhão e um cachorro treinado pelo FBI para integrar o serviço de proteção a testemunhas, temos a recorrente presença canina que costuma cativar o coração, mas nem sempre os olhos.

Um Show de Verão  
Globo, 15h55; não recomendado para menores de 14 anos.
Brasil, 2004, 97 min. Direção: Moacyr Góes. Com Angélica, Luciano Huck, Thiago Fragoso, José Mojica Marins.
Jovem rico (Fragoso) não vê como encaixar a pobretona Angélica no seu círculo de pedantes para poder namorá-la em paz. Em vista disso, ele apela a um velho amigo (Huck), que deve transformá-la numa cantora de sucesso para que, assim, ela seja aceita entre os seus. Um filme devidamente adequado para a TV, a começar pelo elenco e a concluir pela câmera quase sempre engessada de Moacyr Góes, que é, certamente, o grande cineasta contratado do cinema brasileiro atual. Ou seja, o longa está em sua praia.

Entrando numa Fria Maior Ainda   
Globo, 22h35; não recomendado para menores de 12 anos.
(Meet the Fockers). EUA, 2004, 115 min.
Direção: Jay Roach. Com Robert de Niro, Ben Stiller, Dustin Hoffman, Barbra Streisand. Jack Byrnes (De Niro) e sua mulher vão ao encontro dos Fockers (Hoffman e Streisand), dois sobreviventes da era hippie. O recorrente encontro entre opostos, aqui tentando voos mais altos. Como bem percebeu o crítico Inácio Araujo neste espaço, esta sequência é uma evolução, pois o primeiro exemplar se limitava a registrar o mal-estar de um rapaz (Stiller) com o sogro retrógrado (De Niro).

Casa de Areia   
Globo, 1h20; não recomendado para menores de 16 anos.
Brasil, 2005, 125 min. Direção: Andrucha Waddington. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Ruy Guerra, Seu Jorge. As grandes Fernanda Montenegro e Torres assumem vários papéis -mais especificamente de mãe e filha- ao longo de gerações. Primeiramente, temos uma mulher que é levada, com a mãe, pelo marido para uma região erma, verdadeiro areal no Nordeste. É desse espaço, que é algo entre Terra e Lua, que o diretor extrai momentos fortíssimos, assumindo um formalismo que é tão belo quanto arriscado (mais ainda na tela da TV). E a história, narrada como num jogo de armar engessado, com tudo muito encaixado, atenta contra a boa abstração visual.

Duplo Impacto  
Globo, 3h20; classificação indicativa não informada.
(Double Impact). EUA, 1991, 109 min. Direção: Sheldon Lettich. Com Jean-Claude Van Damme, Geoffrey Lewis.
O simpático baixinho Van Damme é, agora crescido, um dos bebês gêmeos que, após após a morte dos pais, são separados por gângsteres. O fato é que o ator só fez bonito quando dirigido pelos orientais, algo que Lettich definitivamente não é. (PAULO SANTOS LIMA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: Governo vai enquadrar programa de fofoca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.