São Paulo, sexta-feira, 06 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

O parasita de "Miss Daisy"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez haja justiça no fato de ninguém mais lembrar que o filme "Conduzindo Miss Daisy" (Telecine Emotion, 19h10) um dia ganhou vários Oscar. A produção não é mesmo uma peça de antologia, e seu encanto talvez perdurasse se a história fosse lida ou mesmo contada.
Uma outra parte da arte vem do teatro, isto é, dos atores, em particular Jessica Tandy, que faz a senhora, e Morgan Freeman, seu insistente chofer.
Uma terceira parte da arte, vem do encontro entre uma rica judia e um negro pobre e de uma dedicação que com o tempo tende a se tornar mútua. Esse encontro de desiguais (e iguais) é o que nos enleva, igualando nossos melhores ideais de um mundo equilibrado, sem desigualdades. Ainda assim, o cinema é um parasita nessa história.

TV ABERTA

O Mundo das Spice Girls
Record, 14h20.
(Spice World). EUA, 1998, 89 min. Direção: Bob Spiers. Com Spice Girls. O filme acompanha a (suposta) tentativa de filmagem de um documentário sobre as garotas do famoso conjunto musical britânico. Ou antes, desse conjunto que já foi famoso. Isto é, a emissora exibe uma espécie de antigüidade, embora feita há poucos anos.

O Jovem Hércules
Globo, 15h50.
(Young Hercules). EUA, 1998, 60 min. Direção: T.J. Scott. Com Ian Bohen, Dean O'Gorman. Aventuras do jovem Hércules, ainda estudando para se tornar o Hércules que conhecemos, mas já sabedor de sua condição de semideus.

102 Dálmatas
SBT, 22h30.
(102 Dalmatians). EUA, 2000, 100 min. Direção: Kevin Lima. Com Glenn Close. Depois de passar por tratamento de choque, Cruella (Close) é reintegrada à sociedade. Só sua agente de condicional desconfia que ela, na verdade, não está curada de sua obsessão por casacos de pele de dálmatas. Antes estivesse.

A Fogueira das Vaidades
SBT, 3h15.
(The Bonfire of the Vanities). EUA, 1990, 126 min. Direção: Brian DePalma. Com Tom Hanks, Melanie Griffith, Bruce Willis. Os EUA ficaram furiosos com esta adaptação de DePalma, que respeita pouquíssimo o romance de Tom Wolfe, de que é extraída. O que Wolfe conta com ar sério e adiposo (a desgraça de um executivo que atropela um jovem negro) torna-se motivo de comédia para DePalma. Há quem sustente -é um bom argumento- que DePalma não gosta de personagens importantes (ou metidos a), e, por isso, o filme é abaixo de sua produção habitual. Pode ser, mas é bem acima da média. Só para SP.

Encontros e Desencontros
Bandeirantes, 2h10.
(Starting Over). EUA, 1979, 106 min. Direção: Alan J. Pakula. Com Burt Reynolds, Jill Clayburgh, Candice Bergen. Escritor (Reynolds) abalado por seu divórcio (Candice Bergen) encontra mulher (Clayburgh) também traumatizada por separação. Segue-se romance. Na tradição de Pakula: assuntos animados e filmes desanimados.

Intercine
Globo, 2h05.
O último programa da semana exibirá o preferido dos espectadores-votantes, entre "Showgirls" (1995, de Paul Verhoeven, com Elizabeth Berkeley, Kyle MacLachlan, Gina Gershon) e "O Príncipe das Marés" (1991, com Barbra Streisand).

Os Heróis Não Têm Idade
Globo, 4h20.
(Cloak & Dagger). EUA,1984, 101 min. Direção: Richard Franklin. Com Henry Thomas, Dabney Coleman, Michael Murphy. Após testemunhar um assassinato, menino (Thomas) se vê perseguido por espiões e sem ninguém para ajudá-lo, a não ser um amigo imaginário. Filme simpático, para ver e esquecer. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.