São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Record avança e pode ser vice em 2006

Márcio de Souza/TV Globo
JABÁ Luiz Fernando Guimarães e Paulo Betti gravam "Minha Nada Mole Vida"; no episódio (dia 18), Betti será Melo Cupelo, um colunista social eletrônico concorrente de Jorge Horácio (Guimarães)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record está hoje a apenas dois pontos no Ibope de se tornar o novo vice-líder diário de audiência, "título" que o SBT ostentou nas últimas duas décadas. Se mantiver o ritmo de crescimento, e o SBT não reagir, a Record vai passar a rede de Silvio Santos no ranking da Grande São Paulo antes do final deste ano.
A audiência diária (7h/24h) da Record cresceu 16% nos primeiros quatro meses de 2006 em relação ao mesmo período de 2005. Enquanto isso, o SBT caiu 14%.
O SBT tinha no primeiro quadrimestre do ano passado uma vantagem de quatro pontos sobre a Record (9,2 a 5,2 pontos). Neste ano, essa superioridade foi reduzida a apenas 1,9 ponto (7,9 a 6).
Subsidiada pela Igreja Universal _que investe nela entre R$ 250 milhões (dado oficial) e R$ 500 milhões por ano_, a Record já passou o SBT na audiência do horário nobre (18h/24h) no início de 2006. No primeiro quadrimestre, a Record bateu o SBT por 9,2 pontos a 8,8 no principal horário da TV. Há um ano, o placar era de 10,5 a 7,9 a favor do SBT.
A Record também tira público do SBT nas faixas vespertina e matinal (esta última até recentemente ponto forte do SBT). Há um ano, o SBT tinha três vezes a audiência da Record entre 7h e 12h. Agora, tem "só" o dobro. Ontem, a Record deixou o SBT para trás e chegou a superar a Globo com um jogo de futebol entre artistas no matinal "Hoje em Dia".

OUTRO CANAL

Farol Assessores do ministro das Comunicações, Hélio Costa, estão esperançosos de que o presidente Lula esteja prestes a anunciar o padrão de modulação de TV digital a ser adotado no país. Na semana que vem, Lula terá encontro com os donos de TV.

Sabedoria Silvio Santos dá sinais de que finalmente descobriu que competir com novelas das oito da Globo é arriscado demais. Tanto que "Cristal", atual produção do SBT, deverá ser exibida às 19h, e não às 20h30 _horário "tradicional" das novelas próprias da emissora. Assim como a Record, o SBT tentará tirar proveito da vulnerabilidade da Globo às 19h.

Contracorrente O SBT também não irá esperar a Copa do Mundo acabar para estrear "Cristal". Ontem, anunciou que a novela entrará no ar no próximo dia 5.

Passaporte 1 O cineasta e diretor de TV Luiz Fernando Carvalho vai na semana que vem apresentar a microssérie "Hoje É Dia de Maria" no Input, fórum mundial de TVs públicas, em Taiwan.

Passaporte 2 Segundo a Globo, é a primeira vez que uma emissora comercial é convidada para participar do Input _que tem o objetivo justamente de promover a produção de TVs públicas em oposição à programação comercial.



E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Crise do gás? Tomem Luftal!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.