UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo tira 'Simpsons' e 'Picapau' do SBT

Gianne Carvalho/TV Globo
MUTAÇÃO É com esse visual de menina que Carolina Ferraz vai aparecer no capítulo de amanhã de "Kubanacan"; na novela das sete, ela interpreta a atrapalhada Rubí, que se vestia como homem

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A disputa entre Globo e SBT pelos pacotes de filmes dos grandes estúdios norte-americanos acabou respingando nos desenhos animados. A partir de julho, "Os Simpsons", que até a semana passada era veiculado pelo SBT, passa para a Globo, aos sábados, às 11h30. "Picapau", quase um clássico do SBT há duas décadas, também migra para a Globo em julho.
A aquisição de "Os Simpsons" e "Picapau" é o troco da Globo à compra, pelo SBT, de "Scooby-Doo" e "Os Flintstones". Distribuidora desses dois desenhos, a Warner foi pressionada pelo SBT a tirá-los da Globo. A Warner tem contrato de exclusividade para o fornecimento de filmes e séries para o SBT até 2008, um negócio de pelo menos R$ 20 milhões por ano. Acabou cedendo.
A Globo usou a mesma arma com a Universal, distribuidora de "Picapau", e com a Fox, de "Os Simpsons". A emissora tem contrato com esses dois estúdios para a aquisição de longas-metragens.
Exibido na faixa das 18h30, "Os Simpsons" vinha dando médias de 10 pontos ao SBT. "Festolândia" (12h), sessão que apresenta "Picapau", entre outros desenhos, oscila entre 7 e 10 pontos.
Nos bastidores, SBT e Globo vêm travando acirrada disputa pelos conteúdos dos estúdios. A Globo já assedia a Disney, que tem parceria com o SBT até o final de 2004. Neste ano, o SBT tirou da Globo acervos da MGM ("007" e "Rocky") e Paramount.

OUTRO CANAL

Missão
Silvio Santos embarcou nesta semana para os Estados Unidos, de onde só retorna no dia 15. Lá, terá novas rodadas de negociações com a mexicana Televisa sobre a continuidade ou não da parceria pela produção de telenovelas no Brasil. O SBT tenta rever o atual contrato com a Televisa, pelo qual paga em dólar a cada ponto que suas novelas dão no Ibope.

Conexão 1
A Globo inaugura no próximo dia 17 sua nova sede em Nova York, instalada a poucos quarteirões de onde ficavam as torres do World Trade Center. A nova sede terá estúdio de jornalismo com redação ao fundo, como em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Conexão 2
Além da mudança de endereço, a Globo passará a contar em Nova York com uma linha exclusiva de satélite com o Brasil e poderá entrar ao vivo na programação a qualquer momento. Atualmente, só pode usar satélite em determinados horários.

Gramado
A Record fechou com a Globo e vai exibir, no segundo semestre, a Copa Sul-Americana de futebol, que terá Corinthians, Santos e Flamengo, entre outros.

Rifa
O seriado "Alias - Codinome Perigo", que perdeu seu horário nas noites de quarta para o "SBT Repórter", passa a ser exibido às quintas, por volta da 1h30.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Sheila Mello trai as louras!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.