São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Clint opõe ócio criativo a produção desenfreada

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Prestes a realizar um filme na África, o diretor John Wilson vai em busca de locações. Em vez de se preocupar com os aspectos centrais do seu trabalho, no entanto, ele quer mais é se dedicar a caçar um elefante.
Estamos em "Coração de Caçador", que começou a chamar a atenção geral para o talento de Clint Eastwood não só como diretor, mas sobretudo como ator.
Ou estamos, se se preferir, em "Uma Aventura na África", o filme que John Huston fez com Bogart e Katharine Hepburn. Huston seria a inspiração da história, o que faz sentido. Ele é dessa categoria de cineastas de aventura que, antes de cineastas, eram aventureiros.
Mais do que evocar John Huston ou qualquer outro, no entanto, o filme traz uma reflexão sobre o ato de filmar e, de maneira mais específica, sobre o ócio.
Clint o faz nesse momento histórico em que o ócio se torna, em definitivo, um crime, e a palavra produtividade se torna um valor central em nossas vidas. Como até o tempo se torna tempo antes de mais nada produtivo, Clint se pergunta em que momento, afinal, se formam as idéias.
"Coração de Caçador" foi uma surpresa, pois na época se julgava Clint um cineasta apenas fútil, ou desinteressante, ou algo do tipo. Não era. Quem quiser comprove isso vendo "Perversa Paixão".
Mas "Coração" acrescenta a seu trabalho uma gravidade inesperada e um raro senso de oportunidade, coroando a era Reagan com a asserção de que tempo produtivo e tempo ocioso não só podem, mas é desejável que freqüentemente se recubram, pois não existe pensar sem flanar. É quase uma regra de civilização o que Clint sugere, em plena selva -não a africana, mas a neoliberal.


CORAÇÃO DE CAÇADOR. Quando: TNT, 14h30. PERVERSA PAIXÃO. Quando: Telecine Action, 8h45.

TV ABERTA

"Implacáveis" é aventura de primeira de Peckinpah

Trocando as Bolas
SBT, 13h30.
(Trading Places). EUA, 1983, 116 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Dan Aykroyd, Don Ameche. Por obra e graça de dois magnatas, um miserável (Murphy) troca de lugar com um próspero operador de Bolsa de Valores (Aykroyd). Segue-se comédia de primeira, primeiríssima, sobre a manipulação humana.

Jeannie É um Gênio - 15 Anos Depois
Record, 16h15.
(I Dream of Jeannie - 15 Years Later). EUA, 1985, 90 min. Direção: William Asher. Com Barbara Eden, Wayne Rogers. A feiticeira Jeannie, da famosa série, agora casada e feminista, vai à luta. Mas terá de usar seus poderes. "Revival" estéril.

Caçada Virtual
Record, 20h.
(Takedown). EUA, 2000, 91 min. Direção: Joe Chapelle. Com Skeet Ulrich, Russell Wong. O combate entre um hacker, Kevin Mitnick, e um ex-hacker, Tomu, hoje a serviço da lei e da ordem. Quem passará a perna em quem?

Um Kickboxer Muito Louco
Bandeirantes, 21h30.
(The Armour of God 2). Hong Kong, 1991, 100 min. Direção: Jackie Chan. Com Jackie Chan, Carol Cheng. O astro e diretor Chan no estilo que fez sua glória: misturando humor e artes marciais. No caso, ele deve enfrentar Deus e o mundo, em busca de tesouro escondido pelos nazistas.

Dez Coisas que Eu Odeio em Você
SBT, 22h.
(Ten Things that I Hate about You). EUA, 1999, 90 min. Direção: Gil Junger. Com Julia Stiles, Heath Ledger. Garota tem um problema: o pai só a deixará namorar quando a irmã mais velha arranjar namorado. E a irmã mais velha ainda nem bateu na trave.

Os Implacáveis
Bandeirantes, 0h30.
(The Getaway). EUA, 1972, 122 min. Direção: Sam Peckinpah. Com Steve McQueen, Ali MacGraw, Ben Johnson. McQueen é o ladrão de bancos que coloca a mulher (MacGraw) na jogada e passa por muitos perigos depois que mata tira corrupto com que é forçado a se envolver. Aventura de primeira dirigida por Peckinpah.

Quarentena
SBT, 1h.
(Quarentine). EUA, 1999, 86 min. Direção: Chuck Bowman. Com Nastassia Kinski, Harry Hamlin. Presidente dos Estados Unidos e uma cientista buscam armas biológicas. Um acidente espalha as armas num aeroporto, o que força o presidente a ser mandado para uma ilha, em quarentena. O que não é eventualmente uma má idéia. Inédito.

Um Amor Verdadeiro
Globo, 2h30.
(One True Thing). EUA, 1998, 127 min. Direção: Carl Franklin. Com Meryl Streep, Renée Zellweger, William Hurt. Ao descobrir que a mãe está com câncer, jovem jornalista abandona seu emprego em Nova York e volta para a casa dos pais. Entre outras, descobrirá que o pai não é tudo aquilo que ela imaginava, até pelo contrário. Não é filme de impacto, mas Franklin é um diretor muito seguro, e o elenco que trabalha aqui é muito forte. Inédito.

Paixão Eterna
SBT, 2h50.
(Made in Heaven). EUA, 1987, 100 min. Direção: Alan Rudolph. Com Timothy Hutton, Kelly McGillis, Maureen Stapleton, Mare Winningham. Assim que morre, Hutton vai ao céu, onde encontra sua alma literalmente gêmea. Problema: ela ainda não passou pela Terra e está prestes a vir cá para baixo.

Meu Leal Companheiro
SBT, 5h.
(Greyfriars Bobby). EUA, 1961, 91 min. Direção: Don Chaffey. Com Donald Crisp, Laurence Naismith. Em 1865, em Edimburgo, Escócia, o cão Bobby troca seus donos por um simpático pastor. Mas o homem morre e se abre a questão do espólio: quem vai ficar com Bobby? Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Na Cabala com Madonna!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.