São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herivelto Martins é destaque da Coleção

Volume nas bancas no próximo domingo traz autor de "Praça Onze"

Compositor foi casado com a cantora Dalva de Oliveira, com quem nutriu polêmicas após a separação, em 1949

DE SÃO PAULO

Autor de canções como "Caminhemos", "Praça Onze" e "Ave Maria no Morro", o símbolo da era do rádio Herivelto Martins foi cantor no famoso Trio de Ouro ao lado da então mulher Dalva de Oliveira. É dedicado a ele o 14º volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira.
Herivelto de Oliveira Martins nasceu em janeiro de 1912 no distrito de Rodeio, no Rio. O pai tinha inclinações artísticas e Herivelto seguia seus passos: adolescente, chegou a entrar em circo.
Aos 19 anos, a família veio para São Paulo, mas ele quis tentar a sorte no Rio. Lá, entrou de vez para a música, quando se tornou corista do Conjunto Tupy, de J.B. de Carvalho, em 1932. Além de ter suas primeiras músicas gravadas, virou diretor do coro da gravadora Victor.
Ao lado do cantor Francisco Sena, também do Conjunto Tupy, formou em 1934 a Dupla Preto e Branco. Sena morreu pouco depois, e após dois anos Herivelto formou ao lado de Nilo Chagas a nova Dupla Preto e Branco.

INTRIGAS
Foi quando também conheceu a cantora Dalva de Oliveira, que se tornaria em pouco sua mulher. Com ela, a dupla virou o Trio de Ouro.
Em 12 anos de carreira e 93 gravações, o Trio teve dezenas de sucessos, como "Ave Maria no Morro", e Herivelto e Dalva se tornaram famosos nas revistas das rádios.
Após a separação, em 1949, continuaram alimentando por anos intriga mútua em manchetes de jornais e letras de músicas.
Nos anos 1930 e 1940, Herivelto foi gravado ainda por Mário Reis, Silvio Caldas, Aracy de Almeida, Francisco Alves e Carmen Miranda. Morreu aos 80 anos em 1992.
O autor do livro sobre Herivelto é o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour e o CD traz gravações com Nelson Gonçalves e Dalva de Oliveira, entre outros.


Texto Anterior: Vanessa Vê TV: Este ainda não é o meu cachecol
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.