São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

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ÚLTIMA MODA

VIVIAN WHITEMAN ultimamodafolha@grupofolha.com.br

O beabá do verão

MELHORES COLEÇÕES DO FASHION RIO APOSTAMNOS BÁSICOS, REVISITAM OS CAMPEÕES DE PREFERÊNCIA E DESCOMPLICAM A MODA PARA OS DIAS DE CALOR

A temporada verão 2012 do Fashion Rio, que terminou no último sábado, aponta a emergência de uma nova definição do tão desejado e comentado estilo tropical.
Essa definição está sendo desenhada pelas grifes que compreenderam o direcionamento e a grande vocação da semana de moda carioca -a de um evento dedicado menos ao experimentalismo fashion e mais a coleções que estabeleçam conexão direta com o consumidor.
Nessa equação de estilo, há sim lugar para os clichês da brasilidade tropicaliente -até porque esses estereótipos, embora não resumam sozinhos o que é a moda brasileira, são parte inegável de sua história.
Sobretudo na moda praia, estão lá as estampas de plantas exóticas, as araras e as cores vibrantes. Voltam com força os microbiquínis e os maiôs cavados, deixando as bundinhas de fora.
O fato é que as peças comportadas do chamado "resort-chique", febre das últimas temporadas, só funcionam para as senhoras e para as moças mais discretas. A maioria esmagadora das banhistas ainda prefere esconder o mínimo possível.
O jeans, pedra fundamental da moda brasileira, ressurgiu com força. A grife Herchcovitch, marca de peças casuais e jeanswear de Alexandre Herchcovitch, estreou no evento mostrando as possibilidades desse material, em uma coleção simples, pronta para usar, inventiva e muito desejável.
A TNG, com Deborah Secco representando todas as moças coxudas do Brasil (e elas são muitas!) na passarela, também acertou no jeans, deixando para trás qualquer afetação e assumindo o shortinho, a sainha e a calça velha de guerra que fazem parte do dia a dia de milhões.
O luxo também tem vez nessa química. A sofisticação descomplicada da British Colony é que dá a fórmula nesse caso. Trabalhando com a seda, o estilista Maxime Perelmuter construiu um verão de encher os olhos, em que ideias simples, como o decote V masculino, febre entre os garotões em todo o país, ganham versões finérrimas e monocromáticas.
Para as moças, o tropical-chique se desenha sobretudo nas coleções de Andrea Marques e Walter Rodrigues.
No final das contas, a equação de moda proposta pela nata do Fashion Rio é fácil: elegância com o pé na rua, numa relax, numa tranquila, numa boa.

CHEIA DE CHARME
A grife Herchcovitch é um achado para quem quer ter peças do estilista, mas não pode pagar a etiqueta do prêt-à-porter que o designer mostra na São Paulo Fashion Week. A coleção de estreia no Fashion Rio é uma história de amor com o jeanswear

CAMINHO DO MAR
Na onda do descomplicar o novo preto, outras grifes deixaram de lado a ressaca dos conceitos furados e foram direto ao ponto :Walter Rodrigues, só no minimalismo prático; Têca, moda fresquinha, com vestidos-lenço, estampas de bicho e listras; e Totem, navy para toda obra

A RUA É NÓIS
A TNG é uma rede com lojas em shoppings espalhados por todo o Brasil. Há algumas temporadas, a grife perdeu a vergonha de mostrar sua verdade. A missão é de massa: acrescentar uma bossa qualquer à roupa nossa de todo dia

FAZ PARTE DO MEU SHOW
A Ausländer entendeu que a moda não é feita apenas de roupas, mas também de imagem. A transformação do corpo e a androginia dos modelos Zombie Boy e Andrej Pejic ,respectivamente, são códigos fashion atuais que fizeram uma coleção simpática ganhar força e identidade.Em resumo, escolhas que vão além de colocar uma celebridade na passarela.

ESSE É O CARA
A British Colony é o exemplo perfeito de que básico e sofisticação podem caminhar juntos e ainda tirar uma onda. Seda e alfaiataria de presença, em tons de branco, azul e verde, para moços e moças de finíssimo gosto

ELA É CARIOCA
Andrea Marques é a preferida das chiques modernetes cariocas porque sabe manejar o repertório do luxo sem perder a sobriedade nem o rebolado. Em sua nova coleção, as listras da hora viram ondas,os decotes são inusitados e a roupa dança no corpo

GATINHA DE PRAIA
A Blue Man fez o melhor beachwear da temporada ao explorar sem vergonha a sensualidade da praia carioca. Os maiôs e biquínis ousados e as estampas de bichos e plantas ultracoloridas da grife são a cara das areias brasileiras

FESTA DE SEREIAS
A estilistaLenny Niemeyer comemorou SL anos de sua marca homônima com desfile e mega festa no Parque do Cantagalo, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas. Patrimônio da moda carioca, Lenny reuniu amigos estilistas, socialites e artistas em sua apresentação, com direito a fogos de artifício e casting poderoso, que incluiu Vivi Orth e Izabel Goulart.

com PEDRO DINIZ


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