São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Faltam pequenas ousadias

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há nada de novo na horta de Nana Caymmi, para início de conversa. Nana é cantora muito ciente e orgulhosa de suas próprias e cristalizadas características. Isso é vantagem e desvantagem, porque tanto demonstra uma artista de convicções firmes quanto a coloca constantemente à beira da redundância.
"Desejo" é um disco firme que não tira nada do lugar na mobília desse impasse. A anedota da aproximação com o pop gracejada por Nana é bem das tênues, ainda que se possa perceber lá no fundinho os tons "black pop" de Lincoln Olivetti em "Lero do Bolero" e "Frases do Silêncio".
Essa última, inesperada parceria entre Marcos Valle e Erasmo Carlos, é um dos destaques do CD, até pelo canto irônico delatado pela tensão que Nana sempre imprime às frases que canta -é, talvez, o mais saboroso de seus atributos artísticos.
A condução meio careta das canções permanece, ainda que a volta de Dori Caymmi em alguns arranjos aproxime Nana do que de melhor ela tem produzido. Ajuda, também, a beleza jovem da composição da sobrinha Juliana Caymmi ("Seus Olhos") e a tristeza chorada ao violino de "Marca da Paixão" (Márcio Proença-Marco Aurélio).
Mas a pequena ousadia vem de dentro de casa mesmo. Cantando "Juliana", do pai Dorival, Nana traz Zeca Pagodinho para um dueto e reveste de sabedoria matreira o deslocamento musical. "Juliana" é um pequeno e discreto acontecimento. Falta Nana cometer essas pequenas ousadias e deslocamentos consigo própria.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)

Desejo    
Artista: Nana Caymmi
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Música: Nana Caymmi decide mudar para continuar a mesma
Próximo Texto: "Ê lalá lay-ê": Donato retoma canto em fase febril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.