São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Entre 2.310 inscritos, jurados definiram anteontem os dez finalistas nas 17 categorias; resultado sai no dia 31

Prêmio Jabuti seleciona 170 finalistas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Prêmio Jabuti divulgará no próximo dia 31 a relação dos três primeiros colocados nas 17 categorias literárias agraciadas com o troféu, que está em sua 47ª edição.
A premiação se refere a obras publicadas em 2004. Os três vencedores de cada categoria recebem R$ 1.500 cada um.
A entrega das estatuetas aos ganhadores ocorrerá no dia 20/9, no Memorial da América Latina, em São Paulo, quando serão anunciados os vencedores do Livro do Ano (ficção e não-ficção), que receberão R$ 30 mil cada um. Os premiados de 2004 foram "Budapeste", de Chico Buarque, e "Abusado", de Caco Barcellos.
Os dez finalistas de cada categoria foram conhecidos anteontem, após apuração dos votos dos jurados, que avaliaram, no total, 2.310 inscrições.
A categoria "Juvenil" registra a indicação de "Entre Vida e Morte - Casos de Polícia" (editora FTD), de autoria de Fernando Bonassi, colunista da Folha.
Com "O Mundo Contemporâneo", o colunista da Folha Demétrio Magnoli disputa a categoria "Didático e Paradidático de Ensino Fundamental ou Médio".
Na categoria "Capa" -uma das que tiveram maior número de inscritos- Luciana Maia e Arthur Nestrovski concorrem com "Folha Explica Chico Buarque" (Publifolha), de Fernando de Barros e Silva, editor de Brasil.
Nestrovski, que é articulista da Folha, foi indicado também na categoria "Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes", por "Três Canções de Tom Jobim" (Cosacnaify), assinado em conjunto com Lorenzo Mammì e Luiz Tatit.


Texto Anterior: Vitrine Brasileira
Próximo Texto: Panorâmica - Música: Canção de Dylan mudou o mundo, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.