São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

39º Festival de Gramado tem matriz latina

Evento exibe hoje o argentino "Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual"

DE SÃO PAULO

Fora de competição, a exibição de "O Palhaço", de Selton Mello, inaugurou ontem o 39º Festival de Cinema de Gramado (RS). Com uma seleção oficial de sete longas nacionais e seis estrangeiros, o tradicional festival vai até o próximo dia 13.
A competição nacional exibe hoje "Ponto Final", de Marcelo Taranto. Ontem, o público assistiu a "Riscado", de Gustavo Pizzi. As sessões estão apenas no começo.
No ano passado, "Bróder", de Jefferson De, foi o grande vencedor do festival, com cinco prêmios, incluindo os de melhor longa brasileiro e melhor direção.
Procurando retratar as relações em grandes cidades, "Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual", ficção argentina dirigida por Gustavo Taretto, será exibida hoje dentro da seleção internacional, que traz ainda produções do Uruguai, da Colômbia, do Chile, entre outros. É forte a matriz latina da curadoria de José Carlos Avellar e Sérgio Sanz.

CENSURA EM DEBATE
O veto ao longa "A Serbian Film" (leia ao lado) mobiliza o debate. A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) promovem hoje, às 17h, o seminário "A censura voltou?", para debater como são classificados os filmes no Brasil e que consequências o "caso Serbian" pode gerar.
A programação do festival contempla ainda 16 curtas brasileiros, 20 filmes da mostra gaúcha e oito filmes da mostra panorâmica. Fernanda Montenegro, Domingos Oliveira e próprio Selton Mello são os três homenageados desta edição.


Texto Anterior: Ministério libera classificação de filme sérvio vetado no Rio
Próximo Texto: Competição Nacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.