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Votorantim anuncia política de patrocínio
Empresa investe R$ 4 mi e foca em "democratização"
DA REPORTAGEM LOCAL
O grupo Votorantim anunciou ontem, em São Paulo, a
abertura de um concurso de patrocínio pelo qual destinará R$
4 milhões à realização de projetos culturais, por meio das leis
Rouanet e do Audiovisual (de
renúncia fiscal). A primeira
edição do concurso, que deverá
ser semestral, consolida as diretrizes da política cultural da
empresa, definida no último
ano, segundo informa o gerente
de desenvolvimento cultural
do Instituto Votorantim, Larcio Benedetti.
O grupo decidiu estabelecer
como foco de sua política não
uma área específica da cultura
mas sim "o interesse de que os
patrocínios atendam a amplas
camadas da população", afirma
o gerente.
O grupo Votorantim "é formado por oito unidades de negócio e, dificilmente, escolhendo-se uma área cultural, estaria
a contento de todas", aponta
Benedetti.
O ponto em comum identificado em "pesquisa com os executivos" foi o da "democratização do acesso" à cultura como
prioridade dos investimentos.
Com o auxílio de duas consultoras, o grupo realizou no último semestre um "piloto" do
programa. As regras da recém-definida política cultural foram
aplicadas à seleção de projetos
que haviam sido apresentados
à empresa, que tem tradição de
investimento em cultura, embora ainda não houvesse consolidado uma política para a
área, como a anunciada ontem.
Foram selecionados no piloto seis projetos, com realização
prevista nos Estados de Pernambuco, Piauí e São Paulo, em
cidades do interior. A "descentralização dos investimentos",
abrangendo diversas áreas geográficas do país, é outro objetivo da política cultural da Votorantim, segundo Benedetti.
As inscrições ao concurso
lançado ontem pela empresa ficarão abertas até 27/10, e a escolha dos vencedores será feita
em duas etapas. "A primeira será uma instância técnica, em
que especialistas em estudar ou
praticar os conceitos de democratização irão avaliar os inscritos", por esse viés, afirma o gerente do Instituto Votorantim.
Na segunda etapa, um comitê
formado por representantes da
empresa e do conselho do Instituto definirá os vencedores,
entre os pré-qualificados.
Embora a Votorantim planeje destinar anualmente R$ 8
milhões em patrocínio cultural
(com um concurso a cada semestre), esse valor poderá variar, de acordo com o lucro da
empresa, já que as leis Rouanet
e do Audiovisual se baseiam em
renúncia do Imposto de Renda.
(SILVANA ARANTES)
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