São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
GLOBO JÁ GRAVA ‘MILAGRE DO AMOR’ Alexandre Borges e Letícia Sabatella em uma das primeiras cenas de "Milagre do Amor", próxima novela das seis; Borges será um médico que trata de Sabatella

TV digital na parabólica racha emissoras

A transmissão de TV digital via satélite para os 15 milhões de domicílios brasileiros que possuem antenas parabólicas rachou as redes de TV e colocou o Ministério das Comunicações em uma situação delicada.
Há duas semanas, Band e Rede TV! entregaram ao ministro Hélio Costa documento em que pedem a implantação do ISDB-S, a versão para satélite do padrão de TV digital japonês, adotado pelo Brasil. Por enquanto, as redes só podem transmitir TV digital por via terrestre, começando por São Paulo.
A liberação da transmissão via satélite daria acesso imediato à TV digital aos proprietários de parabólicas (desde que comprem um novo receptor). A TV digital chegaria já a cidades que só receberiam a nova tecnologia daqui a dez anos. "Seria uma forma de democratizar o acesso à TV digital e de baratear as caixas receptoras", diz Frederico Nogueira, diretor da Band.
O problema é que a Globo é contra, porque as parabólicas afetam as receitas publicitárias regionais. Embora SBT e Record ainda estudem o assunto, a Abert é contra a medida. Vice-presidente institucional da Globo, Evandro Guimarães discutirá o assunto hoje em reunião com a Band e a Rede TV!.
Enquanto isso, o Ministério das Comunicações, que não quer desagradar à Globo, ganha tempo. Diz "que a prioridade é cumprir o decreto 5.820/06, que estabelece o cronograma da TV digital [terrestre]".

MINA DE OURO 1 A volta dos telessorteios pelo prefixo 0900 é vista como uma importante fonte de receitas para todas as redes, menos a Globo, que domina o mercado publicitário. A Record, por exemplo, recebe 20 milhões de ligações por mês só com promoções do "Hoje em Dia".

MINA DE OURO 2 Mas os executivos das emissoras acreditam que o novo 0900 vai levar algum tempo para emplacar. No primeiro ano, não deve gerar lucro.

FÓRMULA A Record venceu o SBT em agosto no Painel Nacional de Televisão do Ibope por uma diferença de apenas 0,2 ponto. O resultado foi de 6,5 a 6,3. Mas, como o Ibope recomenda o arredondamento, a Record está divulgando que ganhou de 7 a 6.

INTERVENÇÃO Apesar das mudanças no texto e até na direção, "Malhação" (Globo) não conseguiu se recuperar no Ibope. Em agosto, registrou sua pior média na Grande São Paulo em 2007, apenas 22 pontos. Na média do ano, acumula 25 pontos _contra 29 em 2006 e 32 em 2004.

LADEIRA 1 O humorístico "Toma Lá Dá Cá", que estreou com 31 pontos há quase um mês, já despencou para 23, anteontem. Atingiu o patamar que serviu de justificativa para o fim de "A Diarista".

LADEIRA 2 "Simple Life - Mudando de Vida", reality show que estreou em julho na Record com 16 pontos, resultado melhor do que o de "O Aprendiz", também está queda no Ibope. Anteontem, deu 11 pontos.


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Chegou o Bahamas móvel!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.