São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

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Seis tentativas depois...

Na São Paulo Restaurant Week, fui para Minas!

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

É domingo. Você se prepara para almoçar com a família e descobre que "os melhores restaurantes de São Paulo querem receber você". São 44 endereços, oferecendo almoço a R$ 24,07 (e jantar a R$ 39), de acordo com a propaganda da São Paulo Restaurant Week.
Parece perfeito. Mas não foi. Ao menos, não comigo, no primeiro dia da promoção, domingo passado. Na primeira tentativa, dou com a cara na porta -fechadíssima!- do La Marie.
Em tom afável ao telefone, Edson Difonzo, proprietário da casa, ensina-me, na segunda-feira que fui vítima de comportamento antipaulistano.
"O paulistano tem esse comportamento típico das grandes cidades: liga antes." Na marra também se aprende. Já desconfiada do anúncio, na calçada do La Marie, disparo o celular.
No Govinda, ninguém atende. A julgar pelo que me conta depois o gerente Roberto, àquela altura devia haver correria no salão. "Rapaz, lotou aqui! Ninguém esperava. [A promoção] Saiu bastante."
Tento então o Buttina. São 14h30 e Solange me diz que "acabaram os pratos da promoção". Como é cedíssimo para os padrões paulistanos do almoço domingueiro, fico pensando quantos foram servidos por lá.
Pois foram 36, disse-me ontem o proprietário do Buttina, José Otávio Scharlach, ainda "muito surpreendido" com o volume do consumo, semelhante ao do Dia dos Pais, quando serviu 40 pratos especiais.
Ligo então para o Maria Madalena. Fico sabendo que o restaurante só aderiu à promoção para o jantar. Amaldiçôo o anúncio, que Emerson Silveira, organizador da Restaurant Week, reconhece ter "saído errado, sem a indicação das casas que aderiram só para o almoço e das que estão só no jantar, mas a correção está no site".
Faço a quinta tentativa, ligando para o La Table O&Co. O menu é atraente, "mas o salão está lotado; não cabe mais".
O gerente de negócios Marcos Pimentel reitera, durante a semana, que "foi excelente" o primeiro dia da promoção para o La Table. "Tivemos um aumento de 50% em relação à freqüência dos domingos."
É mais do que esperavam todos. Por isso Emerson Silveira está satisfeito com sua promoção. Ele partiu de uma lista de 500 estabelecimentos, para chegar aos 44 participantes.
"Peneiramos e fomos peneirados. Na verdade, fomos mais peneirados do que peneiramos, porque quase ninguém confia de antemão. Impressionante!"
Difonzo, do La Marie, confiou, por estar certo de que o paulistano típico "quer consumir um prato de qualidade por um preço honesto". Eu também! Aliás, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, combinação proposta pela Restaurant Week, com o intuito de atrair nova clientela, no período em que os restaurantes enfrentam sua "baixa estação".
Para sair da minha maré de azar com a promoção, depois das tentativas frustradas, apelo ao Dona Lucinha. Lúcio me diz que seremos "muito bem-vindos" e que, mencionando a promoção, teremos direito a petiscos extras, além do bufê de comida mineira. E eu que achava que Minas não há mais...


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