São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Moacyr dos Santos/SBT
EMPREGO Cintia Falabella faz com Alexandre Ciolete teste para o elenco de "Esmeralda", próxima novela do SBT; em 2002, Cintia dublou a irmã famosa, Debora Falabella (doente), em "O Clone"

Cultura quer copiar BBC e 'Sai de Baixo'

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Cultura planeja estrear no primeiro semestre de 2005 um seriado adaptado da série inglesa "The Fawlty Towers", da BBC, e uma "sitcom inteligente" nos moldes do extinto "Sai de Baixo", da Globo, gravado em teatro, mas com texto para a televisão.
Para preparar seu retorno à produção de teledramaturgia, a Cultura acaba de montar um núcleo da área, sob o comando de Anali Alvarez. Nos próximos dois meses, a emissora fará uma oficina para formar roteiristas. A TV pública também pretende produzir uma minissérie focada em algum personagem histórico brasileiro.
Segundo Cícero Feltrin, diretor de marketing da Cultura, já estão em andamento com a BBC, rede pública britânica, negociações para a aquisição dos direitos de "The Fawlty Towers". A série teve duas temporadas em 1975 e 1979 e é reprisada até hoje. Se passa no hotel de Basil Fawlty (John Cleese), com situações cômicas com seus hóspedes, de vários países.
A Cultura também vai em 2005 retomar as transmissões esportivas ao vivo. Negocia com a Globo a cessão de direitos que a emissora líder possui, mas não exibe.
Os recursos virão de publicidade e incentivos fiscais. Segundo Feltrin, a emissora, com nova direção, faturou em julho e agosto R$ 3 milhões de publicidade. É pouco, mas equivale à mesma receita que a TV teve em todo o primeiro semestre. "Não estamos mais combalidos", diz Feltrin.

OUTRO CANAL

Suspense
A Record está encontrando dificuldades para conseguir realizar debate em São Paulo no segundo turno. Anteontem, assessores de um dos candidatos se recusaram a aceitar convite da emissora para uma reunião sobre o assunto. A Band dá como certo o seu debate no dia 14. Na Globo, ainda há detalhes pendentes.

Extra 1
O "Jornal Nacional" e o "Fantástico" terão blocos extras de 20 minutos (incluindo publicidade) nas cidades em que não haverá segundo turno eleitoral, como Rio e Belo Horizonte. A propaganda política noturna será entre 20h30 e 20h50, também aos domingos.

Extra 2
Na faixa vespertina, o "Praça TV 1ª Edição" e o "Esporte Espetacular" (aos domingos) serão esticados em 20 minutos para compensar a falta de propaganda eleitoral (às 13h).

Criança
Vai bem também na TV paga o reaquecimento da publicidade. O canal infantil Nickelodeon já vendeu todos os intervalos disponíveis na faixa das 8h às 12h até 30 de dezembro.

Fim do poço
O programa de Xuxa Meneghel na Globo já vem perdendo de até três pontos no Ibope para o SBT, o que no horário matutino significa uma enormidade. Anteontem, Xuxa levou de nove pontos a seis. Acabou derrubando o "Sítio do Picapau Amarelo", que perdeu por oito a sete.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Traveca abala o Piauí!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.