São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

CINEMA DE LULA

Divulgação
O ator Pedro Cardoso


"Eu não vou"

Mudanças nas leis de incentivo à cultura e o fato de o presidente Lula não freqüentar teatros têm causado burburinho entre artistas e produtores de espetáculos. Já se organiza um movimento para constranger Lula a assistir a alguma peça e reuniões da classe para discutir eventuais mudanças na lei. Numa das reuniões, Pedro Cardoso ("O Homem que Copiava", "Redentor" e "A Grande Família", da TV Globo) surpreendeu os artistas ao dizer que não foi ao cineminha do Palácio da Alvorada, ver o "O Homem que Copiava" e "Redentor" com Lula, porque não gostava de situações de "privilégio". Cardoso, que sempre apoiou o PT, explicou sua posição à coluna:
 

Folha - Surgiram duas versões para a sua ausência no Alvorada: medo de avião e o fato de você achar errado o cinema ir até Lula, quando Lula é que teria de ir ao cinema.
Pedro Cardoso -
[Irritado] Eu disse isso para algum jornalista? Não. Eu disse isso num ambiente privado. As coisas não podem ser destacadas de sua circunstância. Minha opinião sobre o governo Lula é de absoluto apoio. O debate sobre a política cultural está se iniciando. Vivemos num país que há décadas só investiu na diferenciação social. Então é muito bem-vindo que o governo queira entender como isso pode melhorar. É natural que aqueles de nós que obtiveram, dentro de um panorama desfavorável, uma situação razoável de subsistência, sintamos o impacto de um governo que pensa na maioria. Mas eu, particularmente, não me sinto nem um pouco ameaçado.

Folha - Então essa história do cineminha não confere?
Cardoso -
Eu não fui porque eu tinha teatro. E, depois, porque apoiei o PT há 20 anos. Agora, que ele está no poder, não me sinto à vontade para freqüentar o Palácio ou para pedir verbas públicas.

Folha - É verdade que, ao ser convidado para o cinema de Lula, você retribuiu com um convite para ele ir ao teatro?
Cardoso -
Me ligou o Antonio Grassi, da Funarte, dizendo que Lula sentiu minha falta. Ele [Lula] pediu para me ligarem para se queixar, fraternalmente. Aí falei: se ele [Lula] vier ao Rio, será uma honra inigualável para mim que ele vá ao teatro. Mas não é um convite provocador. O presidente tem seus gostos. Ele faz o que quiser.

Folha - Mas você vê algum problema nas sessões de cineminha do Alvorada?
Cardoso -
É uma tradição, né? Eu não tenho vontade de ir a coisas privilegiadas assim, sabe? Eu não gosto. Eu acho que o poder não deveria isolar as pessoas. Eu não sei se é verdade, mas dizem que o François Mitterrand [ex-presidente da França] ia a pé para o trabalho. O poder exerce uma sedução muito grande, né? Mas eu gosto de ficar com o público, ir ao cinema e ver o que o público achou do filme. Agora, tenho admiração pelo Lula e não manifestei nenhuma censura.

TEMPOS MODERNOS
O ministro Marco Aurélio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), acaba de adquirir uma potente moto Kawasaki de 1.500 cilindradas, na cor branca. Ele tem usado a poderosa máquina para chegar mais rapidamente ao Supremo.

BEDEL 1
Tempo quente no PT paulistano: Luis Favre, marido de Marta Suplicy, cobrou do deputado federal José Eduardo Cardoso mais participação na campanha da prefeita. O detalhe é que fez isso na frente de outras pessoas. "Que surpresa te ver por aqui. Pensei que você estava de férias, porque há 45 dias não o vejo", disse Favre ao encontrar Cardoso num café-da-manhã. Outro deputado do PT, Arlindo Chinaglia, viu a bronca e contou uma piada para desanuviar o ambiente. "Favre, sabe por que os argentinos correm para a chuva quando vêem raio e trovão? Porque acham que é Deus querendo fotografá-los!"

BEDEL 2
O próprio Favre riu e emendou: "E sabe por que tem tanto bebê prematuro na Argentina? Porque nem as mães agüentam os argentinos!".

BEDEL 3
E o ex-marido de Marta, o senador Eduardo Suplicy, vai procurar o publicitário Duda Mendonça. Acha que os projetos de renda mínima devem ser mais explorados pela campanha da prefeita. "Nas zonas eleitorais em que o programa foi aplicado, ela ganhou a eleição", diz Suplicy.

TELEFONE MUDO
Plácido Faria, marido de Adriana Barreto, ex-namorada de ACM, que ganhou fama ao denunciar ter sido grampeado pelo senador, se deu mal nas urnas. Com 4.316 votos, não foi eleito vereador em Salvador.

COBERTOR
ACM, aliás, está de repouso absoluto, com suspeita de infecção pulmonar.

SACRILÉGIO
O candidato a vereador Jesus, de São Paulo, teve 171 votos.

TINTA
Às vésperas de eleger seu próximo presidente, e em meio a fofocas intermináveis do período "eleitoral", o Masp prepara uma surpresa ao público: vai expor preciosidades de seu acervo na exposição "As Cem Maravilhas - Impressionismo e Referências". Serão mostradas, juntas, telas como "A Toilette", de Picasso, "O Torso de Gesso", de Matisse, e "A Menina com as Espigas", de Renoir. Outro destaque é "O Negro Cipião", de Cézanne, que pertenceu a Monet, que chegou a pendurá-la na parede do próprio quarto.

PHENOMENON
Aluno aplicado de inglês, Ronaldo quer aperfeiçoar a pronúncia. Tem pedido aos amigos que só conversem com ele na língua inglesa. Até o britânico David Beckham, do Real Madrid, tem dado uma força.

bergamo@folhasp.com.br

COM ALVARO LEME e DANIEL BERGAMASCO

CURTO-CIRCUITO

Renée Behar promove jantar em homenagem a Jorge Elias, hoje, às 21h, em seu antiquário nos Jardins.
Lucas Pennacchi inaugura hoje a exposição "Enigma", no espaço Imagem & Forma, no Morumbi, a partir das 10h.
Solange da Costa e Everson Fonseca abrem hoje exposição na galeria Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, às 18h.
André Christovam se apresenta hoje, às 21h, no bar Coyote, com participações de Fábio Zaganin e Mário Fabre.
Ocimar Versolato e Dominique Borri recebem convidados em coquetel no shopping Pátio Higienópolis, hoje, às 20h.
É hoje o lançamento oficial da Segunda Mostra Darcy Penteado de Arte, no hotel Sofitel, a partir das 20h.
A livraria Cultura abriga hoje o lançamento do livro "Ateliês Brasil: Artistas Contemporâneos na Cidade de São Paulo".
O trombonista Renato Farias, do musical "Chicago", se apresenta hoje na pizzaria Avanhandava 34, no centro.
É com coquetel para mil convidados a inauguração da loja Saccaro, na al. Gabriel Monteiro da Silva, hoje, às 19h30.


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Artes plásticas: Mostra retira imagem verde-amarela do construtivismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.