São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Revisão de filmes é chance para reavaliá-los

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O retorno de filmes que se tornaram mitológicos por motivos outros que não cinematográficos é ocasião para, se possível, revê-los e reavaliá-los.
"O Ciclista" (Futura, 0h30; classificação indicativa não informada), por exemplo, ficou mais conhecido por ter propiciado a Abbas Kiarostami uma obra-prima, "Close Up". Mas Makhmalbaf (por quem um sujeito tenta se fazer passar em "Close Up") é por vezes um bom diretor, e "O Ciclista" teve aceitação muito boa, sobretudo no próprio Irã.
"O Álamo" (TC Cult, 19h05; não recomendado para menores de 12 anos) sempre foi visto como produto do reacionarismo de John Wayne. Mas, claro, isso em 1960, quando a Guerra Fria comia solta. O que se pode ver hoje neste filme que recria a batalha em que os mexicanos tentaram reaver o Texas.
Por fim, existe "Capitu" (Canal Brasil, 0h30; livre). Ninguém gostou nos anos 60, dessa adaptação de "Dom Casmurro" de Paulo Cesar Saraceni, sobretudo da atriz. E hoje, como reagiremos a esse trabalho?


Texto Anterior: Televisão/História: Série recupera invenções do século 20
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.