São Paulo, terça-feira, 06 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Helena Sicupira chega à igreja para se casar com Lucas Rodas, no sábado

Exército

O Ministério da Justiça já se prepara para a possibilidade de uma enxurrada de pedidos de extradição contestarem, no STF (Supremo Tribunal Federal), nos próximos meses, o refúgio dado pelo governo a mais de 5.000 cidadãos de países de diversas partes do mundo, como o Afeganistão e a Bolívia.
A iniciativa será juridicamente possível, acredita o ministério, caso o Supremo decida extraditar o italiano Cesare Battisti, indicando ter a última palavra para reverter refúgios concedidos pelo Executivo.

EXÉRCITO 2
O ministro Marco Aurélio Mello, que pediu vista no julgamento da extradição de Battisti para estudar melhor o processo, concorda com a avaliação do Ministério da Justiça. "O Supremo abrirá um precedente que terá repercussão e poderá estimular outros requerimentos de extradição para a derrubada de refúgios já concedidos." Mello deve votar contra a extradição de Battisti.

LULA & JADER
O presidente Lula está agendando encontro com o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) para aparar arestas da disputa entre PT e PMDB no Pará. Lula quer pacificar os peemedebistas em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT-RS) à Presidência.

NÚMEROS
E Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara, que defende a aliança do PMDB com Dilma, tem mostrado para correligionários pesquisa que encomendou sobre o "potencial" dos candidatos à Presidência. Pelos números que ele exibe, a diferença entre Dilma e José Serra (PSDB-SP) cai para sete pontos quando o nome dela é associado ao do presidente Lula e o dele, ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP). Na pesquisa do Ibope divulgada em setembro, a diferença entre os dois é de 20 pontos, em favor de Serra.

NA CHAPA
É possível que o grupo de Temer lance chapa para disputar o diretório do PMDB estadual com Orestes Quércia, que hoje comanda o partido em São Paulo e defende aliança nacional com Serra. A decisão não está tomada.

AOS BERROS
A pressão do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) subiu tanto, momentos antes de a cidade do Rio ser anunciada sede da Olimpíada de 2016, que ele precisou ser examinado por um médico. Que sugeriu que, para relaxar, o governador começasse a gritar. Cabral não seguiu a recomendação do doutor.

DECOREBA
E o presidente Lula ensaiou cinco vezes, na manhã de sexta, seu discurso na apresentação da candidatura do Rio. Na véspera, treinou no hotel, sozinho e em leituras para a delegação.

FORA D'ÁGUA
Delúbio Soares desistiu de se candidatar a deputado federal em 2010 e de se filiar a algum partido político.

FAROL
Em 2005, uma decisão do então diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), José Mario Abdo, permitiu à Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) repassar ao consumidor aumento de 32,54% nas contas de luz, com parecer favorável do diretor da autarquia Eduardo Henrique Ellery Filho e do superintendente Cesar Antonio Gonçalves Filho.
Hoje o trio é sócio da AEA Consultoria. Segundo a CPI das Tarifas de Energia, a empresa tem contratos de consultoria com a Neoenergia, dona da Celpe, "em um claro conflito de interesses", diz o presidente da CPI, Eduardo da Fonte (PP-PE).

FAROL 2
Fonte quer propor quarentena de dez anos para que membros da Aneel fiquem impedidos de trabalhar para empresas privadas em relação às quais deram pareceres quando atuaram na agência. Abdo, Ellerey e Gonçalves Filho serão ouvidos pela CPI e terão pedida a quebra de seu sigilo bancário, fiscal e telefônico. Procurados, eles não responderam à reportagem. A Celpe afirmou que todas as informações requeridas já foram encaminhadas à CPI.

RETORNO CIGANO
Destaque do Tim Festival em 2008, o grupo de punk rock cigano Gogol Bordello voltará ao Brasil. A banda vai se apresentar no Rio de Janeiro no dia 13 de novembro. É a atração principal do Indie Festival, que a produtora Day 1 fará na Fundição Progresso.

CURTO-CIRCUITO
HELENA RANALDI e Leonardo Medeiros estreiam na quinta-feira, 8, em São Paulo, a peça "A Música Segunda", de Marguerite Duras, dirigida por José Possi Neto e produzida por Lulu Librandi. Às 21h30, no teatro Vivo. 14 anos.
LILIAN BITTAR e Raquel Salgado recebem hoje para coquetel de inauguração da Quartos&Etc Bebê, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1227. A partir das 19h.
O INSTITUTO ARTE DE BEM VIVER, presidido por Valéria Baracat, apresentará hoje, às 12h, a cartilha "Câncer de Mama-Prevenir Só Depende de Você", em Moema.
JÁ ESTÃO ABERTAS as inscrições para o vestibular de pedagogia semipresencial da Unesp/Univesp.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e FLÁVIA MARTIN



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Olho grande
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.