São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

"Oitava" de Mahler carece de equilíbrio e sutileza na estreia

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

"Como atentar aos detalhes, se o todo nos arrebata e confunde?" A frase do filósofo Jorge de Almeida resume o impacto de assistir ao vivo à "Sinfonia nº 8" do compositor clássico austríaco Gustav Mahler (1860-1911).
Ponto culminante do ciclo dedicado ao compositor boêmio -falta apenas a "Sinfonia nº 2", que será apresentada em novembro-, a "Oitava", mais conhecida como "Dos Mil", foi regida pelo maestro russo Gennady Rozhdestvensky e contou com orquestra, oito cantores solistas, coros adulto, infantil e juvenil da Osesp e Coral Lírico do Theatro Municipal.
Dividida em duas grandes partes, a obra conecta o hino medieval "Veni, Creator Spiritus" com a cena final do "Fausto" de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832).
Na primeira parte, vozes anônimas invocam o Espírito Santo em trama polifônica bachiana. Um espetacular intermezzo orquestral serve como transição para sugerir o cenário de furnas montanhosas, floresta e rochedos.
Os solistas passam, então, a incorporar seus personagens, tais como Magna Peccatrix (soprano), Mulher Samaritana (contralto), Doctor Marianus (tenor) e Pater Profundis (baixo).
Rozhdestvensky estava apenas atento ao todo. O coro excessivamente forte engolia tudo, e os solistas -apesar de amplificados- soaram tímidos. Mesmo assim, chamou atenção a voz do barítono Douglas Hahn, de Joinville, em Santa Catarina.
Momentos que pedem sutileza e dramaticidade -como a entrada sussurrada do coro no segundo movimento ou a aparição redentora da Mater Gloriosa no final- ficaram ansiosos e pesados.
A música está de pé, o que não é pouco diante de tanta complexidade. Tomara que os concertos de hoje e sábado possam cuidar também dos detalhes.

OSESP E A "8ª" DE MAHLER
QUANDO hoje, às 21h; sáb., às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO ingressos esgotados
CLASSIFICAÇÃO 7 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Rubricas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: O sentido faz falta?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.