São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT terá em 2003 primeira série nacional

João Miguel Jr./TV Globo
CAMPANHA Com revólver antigo, Edson Celulari grava cena que vai ao ar sexta na novela das seis da Globo, "Sabor da Paixão"; ele interpreta um alcoólatra que será internado após essa reação


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT deve exibir no segundo semestre do ano que vem sua primeira microssérie nacional. A produção independente "O Cangaceiro - A Série" terá suas últimas imagens captadas em película no final deste mês em Pernambuco. Deve ser entregue à emissora, em quatro capítulos de 52 minutos cada um, em fevereiro.
"O Cangaceiro - A Série" é uma edição estendida do filme dirigido e produzido por Anibal Massaini Neto, lançado em 97 e considerado na época pela crítica apenas uma versão mediana do clássico de Lima Barreto, melhor filme do Festival de Cannes em 1953.
Segundo Massaini Neto, o filme, realizado em 1996, já previa uma versão em microssérie para TV, mas isso só se concretizou em 1999, quando Silvio Santos assistiu ao longa e iniciou as negociações para exibi-lo no SBT. A emissora, então, investiu cerca de R$ 350 mil via leis de incentivo fiscal. A Cinearte, de Massaini Neto, terá participação no faturamento publicitário dos intervalos da série.
Novas sequências foram filmadas em 2000. As últimas captações ocorreriam no final de 2001, mas foram adiadas para este ano por causa da "falta de seca" no Nordeste. Os capítulos já estão praticamente editados, e essas novas captações são de imagens de passagens, como o pôr-do-sol.
A série é contada em flashback (de 2001 para 1935). Seus protagonistas são Paulo Gorgulho (Galdino) e Luiza Tomé (Maria Bonita).

OUTRO CANAL

Clichê 1 Chegou a surpreender o desempenho no Ibope do bem-intencionado seriado "Turma do Gueto", que estreou anteontem na Record. Deu média de 11 pontos e ficou em segundo lugar na Grande São Paulo, superando o SBT, que exibia "Hebe", com 10.
Clichê 2 Tentativa nacional de seriado à americana, "Turma do Gueto" decepcionou artisticamente. O elenco é irregular (a começar pelo protagonista, Netinho de Paula), o roteiro é inverossímil e apresenta uma periferia mais violenta do que ela é. Produção da conceituada Casablanca, teve problemas de áudio e de imagens em alguns momentos. Depois de "Cidade dos Homens", na Globo, parece até programa de TV comunitária (pelo menos no cenário).
Pícara Outra estréia "trash" da segunda-feira, a novela "A Pequena Travessa", do SBT, também surpreendeu no Ibope (só no Ibope). Deu média de 19 pontos e picos de 21 em cima do "JN".
RH Mais "trash": foi marcado para o dia 19 a estréia, na Rede TV!, do "Emprego na TV", que promete arrumar vagas de pelo menos seis meses para pessoas desempregadas.
Sebastianismo Em fax a esta coluna, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, diz que não cogita retornar às antigas funções na TV Globo. Apesar da torcida de antigos funcionários da emissora.

E-mail -
daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.