São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVDS

"JORNADA NAS ESTRELAS - TERCEIRA TEMPORADA"

Caixa tem 7 discos Seriado se torna clássico ao recuperar o que tem de pior

Seriado se torna clássico ao recuperar o que tem de pior

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O sinal mais claro de que um seriado se tornou um clássico é quando até seus piores episódios são considerados bons. Embora seja vista pelos fãs como a pior fase de "Jornada nas Estrelas", a terceira temporada é a prova de que abandonou o nicho dos produtos televisivos e alcançou o status de fenômeno cultural.
É simplesmente impossível não se divertir, por exemplo, com "O Cérebro de Spock", episódio que se tornou célebre por seu emblema de "o pior de todos" e que mostra Kirk e cia. vagando pela galáxia à procura dos miolos de seu colega vulcano. Ou relembrar, no sofrível "Os Herdeiros de Platão", um momento histórico: o primeiro beijo entre um branco e uma negra exibido nos EUA.
E não é só de sombras que vive a terceira temporada, produzida em 68 e 69, apesar de todas as dificuldades. O último ano também teve sua cota de episódios memoráveis pela qualidade dramática.
Em "O Incidente Enterprise", Kirk precisa se disfarçar de romulano numa trama de espionagem digna de um filme de James Bond no espaço. "Todos os Nossos Ontens" permite que Spock finalmente expresse suas emoções e revele a conflituosa vida interior do personagem. E "O Último Duelo" leva a tripulação toda para um cenário surrealista criado por alienígenas como forma de punição pela invasão de seu espaço.
O pacote traz uma jóia especial para colecionadores -as duas versões existentes de "A Jaula", o piloto original da série recusado pela NBC, que trazia como protagonista o capitão Christopher Pike em lugar de William Shatner, o capitão Kirk que conhecemos.
Tudo isso em sete discos, com a melhor qualidade que esses episódios já tiveram. É uma experiência totalmente nova para esta velha série, especialmente com a nova remasterização do som.
Uma série de extras completa a caixa, apresentando, entre outras coisas, a vida de Walter Koenig (o navegador Pavel Chekov) como colecionador e uma entrevista comovente do ator James Doohan (Montgomery Scott), com a saúde já muito debilitada. Doohan morreu em julho último, aos 85 anos.
Ao final desta terceira temporada, a NBC decidiu cancelar a série. Mas as lendas nunca morrem. Depois de quatro décadas e cinco programas derivados (incluindo uma série de desenhos), ainda não há nada que se compare à boa e velha "Jornada nas Estrelas".


Jornada nas Estrelas - Terceira Temporada
     Direção: Gene Roddenberry (criador)
Distribuidora: Paramount; R$ 190


Texto Anterior: Nova novela é folhetim puro
Próximo Texto: Caixa mergulha no lado B da ficção científica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.