São Paulo, segunda-feira, 06 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Burocracia provoca demissões e atrasa a TV digital

Engenheiros das nove instituições de ensino e pesquisa responsáveis pelas inovações nacionais no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) estão em estado de penúria. Sem receber do governo desde fevereiro, tiveram que demitir centenas de pesquisadores e praticamente paralisaram os estudos. O Ministério das Comunicações teme mais atrasos na implantação da TV digital no país.
Entre essas entidades estão o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da USP, que demitiu 60 pesquisadores, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que cortou 20. As pesquisas desses nove centros agregarão tecnologias e ferramentas brasileiras no padrão japonês de TV digital.
Numa primeira fase, o governo gastou R$ 39 milhões com 75 instituições e 1.200 pesquisadores. Em março, o ministro Hélio Costa (Comunicações) liberou mais R$ 4 milhões para os nove centros de pesquisas que apresentaram propostas que serão acopladas ao SBTVD.
Esse dinheiro serviria para as instituições concluírem pesquisas e elaborarem as normas técnicas que regerão o SBTVD, cujo prazo de entrega vence em 20 de dezembro. Mas, até hoje, nenhum centavo chegou a elas.
Segundo Marcelo Zuffo, da LSI-USP, atualmente 15 engenheiros pagos com recursos próprios do laboratório escrevem as normas técnicas. "Estamos comendo o pão que o diabo amassou", lamenta Zuffo.
"Estamos trabalhando de graça desde fevereiro esperando por esse dinheiro que não chega por excesso de burocracia. Uma coisa impressionante, que nem ministro consegue resolver", diz Luís Fernando Gomes Soares, da PUC-RJ, que demitirá cinco pesquisadores.
O Ministério das Comunicações culpa a Finep, empresa do governo responsável pelo pagamento das instituições.
A Finep diz que a demora se deve ao rigor na fiscalização e análise dos projetos. O órgão, diz Maurício França, chefe do departamento de tecnologia digital, ainda analisa prestações de contas da primeira fase. "Estamos checando se realmente foi tudo realizado. Temos que cumprir os ritos", afirma.

CONTRA-ATAQUE
A Federação Paulista de Futebol recebeu proposta da Record para transmitir com exclusividade o Campeonato Paulista de 2007. A rede brigará com a Globo pelos direitos dos principais torneios e pela Copa.

SÓ UM MILAGRE 1
Segundo a própria Globo, só um Emmy para "Os Amadores" pode levar o seriado a ocupar uma vaga fixa na programação de 2007. A rede pretende manter programas que já deram o que tinham que dar, como "Sob Nova Direção" e "A Diarista".

SÓ UM MILAGRE 2
Os programas que serão "testados" no final deste ano não têm a menor chance na Globo de 2007. Isso tem gerado descontentamento entre diretores, que vêem falta de ousadia e medo de mudança na cúpula.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.