São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Biografia romanceada ganha o prêmio francês Goncourt

DA REPORTAGEM LOCAL

O Prix Goncourt, mais tradicional prêmio literário francês, foi entregue ontem ao escritor Gilles Leroy, por "Alabama Song" (canção do Alabama), biografia romanceada de Zelda Fitzgerald (1900-1948), mulher do escritor americano Francis Scott Fitzgerald (1896-1940). Narrado em primeira pessoa, na forma de monólogo imaginário, o livro conta a difícil vida de Zelda. "Este prêmio é também para ela, que foi sacrificada e não teve o talento reconhecido", disse Leroy ao receber o prêmio. O valor do prêmio não foi divulgado.
Foram necessárias 14 votações para desempatar o livro de Leroy de "À L'Abri de Rien" (sem abrigo algum), de Olivier Adam. O livro de Leroy ainda concorria a outro importante prêmio francês, o Renaudot, que foi ganho por Daniel Pennac, com "Chagrin d'École" (tristeza escolar). O Goncourt deve alavancar as vendas de "Alabama" -o vencedor de 2006, "As Benevolentes" (Alfaguara), de Jonathan Littel, vendeu mais de 730 mil exemplares na França. O livro de Leroy é inédito no Brasil.


Texto Anterior: Teatro: Heiner Müller inspira projeto no Sesc Pinheiros
Próximo Texto: Erudito: Maestro mostra o final feito no Brasil para o "Réquiem" de Mozart
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.