São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Artista alemã é a primeira pintora a receber Turner Prize

DA REPORTAGEM LOCAL

A artista alemã radicada na Inglaterra Tomma Abts, 38, recebeu anteontem, em Londres, o Turner Prize 2006, um dos mais importantes (e controversos) prêmios de arte contemporânea da Europa. Com a vitória, ela se tornou a primeira pintora a ter o trabalho reconhecido em 22 anos de premiação.
Para a comissão julgadora, o minimalismo das telas abstratas de Abts (todas de dimensões idênticas: 48 cm x 38 cm) é notável por sua combinação de "rigor e consistência". Os jurados ressaltaram que a alemã cria "imagens intrigantes que vão revelando sua complexidade com o passar do tempo".
Sobre o seu processo criativo, a artista disse, em entrevistas anteriores ao prêmio, que costuma dar as primeiras pinceladas sem ter nenhuma idéia de onde vá chegar e que seus quadros não representam nada.
Nesta edição, concorreram, além da alemã, Rebecca Warren (que era apontada como favorita, com esculturas de mulheres voluptuosas), Mark Tichner e o videoartista Phil Collins. O prêmio para o vencedor é de US$ 49 mil (cerca de R$ 106 mil). Os trabalhos ficam expostos na galeria Tate Britain, em Londres, até 14/1.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Teatro: Eletrobrás premia "Púcaro Búlgaro", no Rio
Próximo Texto: Alceu cria "filme-cordel" sobre Lampião
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.