São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Gravadoras investem em DVD e saem em busca de um formato definitivo

CDs perdem espaço para os DVDs

CHRIS NELSON
DO "NEW YORK TIMES"

O que os executivos da indústria fonográfica gostariam de visualizar em 2004 é uma solução mágica que ponha fim aos três anos de queda nas vendas de CDs, fato que eles atribuem, principalmente, à troca de arquivos musicais na internet.
Já que o milagre parece tão distante quanto ver Eminem em concerto com a Orquestra Sinfônica Popular Boston Pops, os executivos das gravadoras tentam compensar o terreno perdido promovendo vendas de vídeos musicais em formato DVD.
Em relação a 2002, as vendas dos DVDs de música no ano passado aumentaram em 102%, passando para 17,2 milhões de unidades, segundo a Nielsen SoundScan. A previsão é de que as vendas totais subam ainda mais no ano que vem.
"Os dólares do entretenimento tendem a ser gastos cada vez mais com mídias visuais", afirma Jordan Katz, vice-presidente sênior de vendas da produtora Arista Records. "Temos uma combinação poderosa com a música", diz.
A indústria fonográfica ainda não encontrou um formato definitivo para DVDs mas, por enquanto, seguem o modelo para os DVDs de música do álbum "The New Breed" do rapper 50 Cent, que foi o mais vendido do ano, com 645 mil cópias desde abril, e inclui CD áudio com quatro canções bônus.
Alguns artistas, como é o caso de 50 Cent ou do roqueiro Tom Petty, criaram pacotes contendo DVDs e um CD áudio como bônus. Outros grupos de rock, como o Metallica ou a cantora Alicia Keys, ofereceram DVDs como bônus, ao lado de seus tradicionais CDs lançados durante a época de Natal.
As embalagens também ainda não têm um padrão. A dupla de hip-hop Outkast, por exemplo, lançou uma coletânea em DVD recentemente, "The Videos", em embalagem de CD comum e em outra maior, usada para os DVDs de cinema.
Mesmo com esse desempenho, as vendas de DVDs musicais ainda perdem para os CDs. "Get Rich or Die Trying", um CD de 50 Cent, alcançou mais de seis milhões de cópias vendidas.
Sobre como incentivar vendas de DVDs neste ano, os executivos das gravadoras ainda não sabem que rumo tomar: "Devido ao grande número de lançamentos neste ano, há muitos dados que ainda não conhecemos para decidir o que faremos", diz Katz.

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Panorâmica - Música 1: Casamento de Britney Spears é anulado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.