São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

camuflados na internet

Reprodução
LEANDRA LEAL
Sob o pseudônimo de Lelé da Cuca, a atriz está no Orkut e mantém um blog -www.alicemepersegue.blogger.com.br- em que analisa a performance dos colegas e revela não ter mais paciência para novelas


Celebridades usam pseudônimos para se comunicar com os amigos na internet longe da curiosidade dos fãs; em seu blog, a atriz Leandra Leal critica a novela "Páginas da Vida" e compara Danielle Winits a Willy Wonka

"23 anos, 1982, signo virgem -paranóica, neurótica, toda errada...-, sou atriz, artesã, gosto do outono, penso bastante, produtora, diretora, roteirista, amiga, tudo que puder, namoro e vivo com ele, sou a favor do aborto..." É assim que a atriz Leandra Leal se descreve em seu blog www.alicemepersegue.blogger.com.br, no qual se apresenta apenas como "Lelê". No Orkut, ela também adota um apelido: "Lelé da Cuca". E assim, camuflada, comunica-se com amigos sem que os fãs a descubram. Pelo menos a maioria deles.

 

Na página do Orkut, a própria Leandra avisa o público que não adianta insistir: "Se você me curte, massa, valeu, mas se eu ficar add ["adicionando", em internetês] todos será balbúrdia. Mas nada impede a troca de scraps", escreve ela, que integra a comunidade "Amantes de Leandra Leal".
 

Sob o quase-anonimato, Leandra, que interpreta Sabrina na novela "Páginas da Vida", da TV Globo, desabafa: "Engoli um segredo que não é meu: essa novela não começou, não acabou, e nem sei como dura. Ela poderia chegar logo ao [capítulo] 200, não tenho mais paciência e confesso [que] será muito difícil acreditar numa novela novamente, vai levar tempo".
 

A performance dos colegas também ganha análise. "Achei a inspiração de Daniwinits [a colega Danielle Winits] para interpretar a Sandra: Willy Wonka", diz, ilustrando com foto o célebre personagem do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa da atriz diz apenas que a página do Orkut é "pessoal". Leandra não foi localizada para comentar seu blog e seu perfil.
 

A atriz publica no blog fotos dos amigos, da mãe, do namorado. E escreve mais. Sobre a estréia de uma peça com Preta Gil: "Pelo amor de Deus! A filha de Tim Maia estréia em Sampa sua carreira nos palcos". Sobre política: "Xô, Sarney"; "Lula ganhou e me sinto feliz que só"; "Não morra, Fidel". E conta histórias sobre fãs:
 

"No Aeroporto de Congonhas, um bando de meninas saltitantes, em forma, batom rosa, figurino pra lá de duvidoso, tipo turquesa, equilibrando-se em saltos, me pediu para tirar uma foto. Claro. De acordo com minha nova política de paciência, mesmo em momentos confusos como a fila imóvel. Pronto. Mais uma, duas, claro, cada uma quer uma foto única, não podem se juntar todas e tirar uma só foto."
 

Até quem não brilha na TV encontra motivos para se esconder na internet. Nascida na família real, a princesa e modelo Paola de Orleans e Bragança também preferiu mudar de nome para ter privacidade. "Entrei no Orkut com o nome de "The Priestess" [sacerdotisa, em inglês], porque eu não queria ter nome lá. Queria driblar enxeridos", diz. Paola também mantém um fotolog (www.fotolog.com/tout), no qual posa fazendo caras e bocas. No Orkut, reduziu seu pseudônimo para "T h e" e integra 151 comunidades, entre elas "A Horta da Paola", fundada por ela, sobre a horta na qual passa tardes com seus amigos no sítio da família real.
 

Rumo a sua sétima novela na TV Globo, o ator Sérgio Marone escolheu o nome do ídolo James Dean para entrar anônimo no Orkut. "Ah, eu não gosto dessa coisa de blog, Orkut, não", diz ele, que acabou tendo a identidade desvendada. "Não queria que me descobrissem. Mas daí começaram a aparecer os fãs e mandar aquelas mensagens. Se soubesse como deletar a página, já teria saído."
 

Enquanto não aprende, o perfil de Marone continua no ar, com respostas em inglês. Esportes: "Every kind of sports" [todo tipo de esportes]. Atividades: "To watch a film at home with someone special" [assistir a um filme em casa com alguém especial]. Música: "Codinome Beija-Flor - Cazuza". TV: "Sex and the City", "Friends", etc.
 

A cantora e também atriz global Thalma de Freitas já apareceu no Orkut usando seu próprio nome. Hoje, ela aparece como "A Filha do Maestro", em referência ao pai, o maestro Laércio de Freitas. "O primeiro perfil que eu tive era muito cheio, não encontrava mais meus amigos. Perdeu o sentido. Ficou uma relação meio bizarra, sabe?", diz ela. "Agora é legal porque, com codinome, só aparecem as pessoas que se interessam mesmo, que me conhecem ou que viram meu show, e não só porque vêem um nome conhecido."

DANIEL BERGAMASCO (interino) e AUDREY FURLANETO (reportagem)

Texto Anterior: Os + feios
Próximo Texto: DVDs: Seriado faz rir com a consciência americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.