São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Disco traça genealogia do hardcore

Trilha de um documentário, o álbum é recheado por bandas como Black Flag, Minor Threat e Bad Brains

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Conhecido por resgatar do esquecimento artistas e gêneros inteiros, o selo norte-americano Rhino assopra o pó de umas das mais rápidas e socialmente combativas vertentes do rock na compilação "American Hardcore: The History of American Punk Rock 1980-1986".
Além do aspecto nostálgico e até sentimental para os fãs de hardcore, o disco -que ganha lançamento brasileiro- ajuda a entender de onde veio a inspiração de diversas bandas bem-sucedidas comercialmente nos últimos 15 anos.
Com guitarras velozes, grupos como Bad Brains, Black Flag, Minor Threat, Circle Jerks e Void -alguns entre os 26 que fazem parte do álbum- gritavam contra a alienação jovem, a submissão passiva ao status quo e, muito mais do que o punk, incentivavam a postura do "faça você mesmo". Ronald Reagan, então presidente dos EUA no início dos 80, era alvo freqüente desse universo underground roqueiro.
Essas bandas funcionaram como apoio tanto comportamental quanto musical no rock e no pop produzido a partir da segunda metade dos 80.
Às vezes mais diluído, às vezes mais puxado para o pop, o hardcore é citado como influência por bandas como Red Hot Chili Peppers, Nirvana, Faith No More, Green Day, Offspring, Suicidal Tendencies e até em artistas de heavy metal, como Metallica, Slayer e Sepultura. Bem ou mal, não existiria emo sem Black Flag.

Livro e filme
O disco "American Hardcore: 1980-1986" é trilha de um documentário que, por sua vez, foi baseado em livro.
Tudo teve início com "American Hardcore: A Tribal History" (Feral House; 352 págs.), resultado de uma extensa pesquisa feita por Steven Blush e lançado nos EUA em 2001.
Apoiado em dezenas de entrevistas, Blush traça uma genealogia da "era de ouro do hardcore" norte-americana, esquadrinhando as cenas das principais regiões do país: Washington, Nova York, Los Angeles, Boston etc. Com o livro como ponto de partida, o diretor Paul Rachman utilizou roteiro de Blush e documentou os principais protagonistas desse cenário em "American Hardcore: The History of American Punk Rock 1980-1986", com entrevistas e imagens de época.
No ano passado, o filme viajou a festivais como Sundance, de Toronto e de Melbourne, e, entre setembro e outubro, estreou em algumas salas dos Estados Unidos.

Contexto histórico
O filme recebeu críticas variadas -um dos pontos mais discutidos foi um certo excesso de nostalgia em contraponto à falta de contextualização histórica e social.
Sem previsão de lançamento do documentário por aqui, resta apreciar o CD. Apesar de algumas faltas sentidas na trilha, como Misfits, The Germs e Dead Kennedys, a coletânea move-se com habilidade pelas várias facetas regionais do hardcore dos EUA da época. Destacam-se, além dos citados acima, Middle Class (com "Out of Vogue"), D.R.I. ("Running Around") e 7 Seconds ("I Hate Sports").


AMERICAN HARDCORE: 1980-1986     
Artista:
vários
Lançamento: Rhino/Warner
Quanto: R$ 35, em média


Texto Anterior: Ferreira Gullar: Que será que será?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.