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Televisão/Crítica
"Mad Men" retorna e corre risco de virar novela comum
Segunda temporada da série estreia hoje e se volta para drama do galã Draper
SYLVIA COLOMBO
DA REPORTAGEM LOCAL
Nova York, 1962. Em cena da segunda temporada de "Mad Men",
que estreia hoje, um grupo de
publicitários vê pela televisão o
então presidente John F. Kennedy garantindo a James H.
Meredith a matrícula como primeiro estudante negro da Universidade do Mississippi -episódio importante da luta por
direitos civis contra a política
racial segregacionista nos EUA.
Pouco menos de cinco décadas depois, como já sabemos, o
mesmo país elegeu seu primeiro presidente negro.
Entre as muitas qualidades
deste seriado bicampeão do
Globo de Ouro (2008-2009), o
fato de oferecer subsídios para
interpretar a história recente
dos EUA é apenas um deles.
A nova temporada desenvolve o mote original. Jovens ricos
que trabalham num importante escritório de publicidade da
NY dos anos 60 criam campanhas sensacionais para produtos da vida comum norte-americana de então, enquanto fumam, bebem e buscam sexo casual incansavelmente.
O ambiente em que a expressão "politicamente correto"
não faria sentido, com negros e
mulheres em trabalhos subalternos, porém, começa a mudar. Peggy Olson, ex-secretária
que cresce na empresa e começa a criar anúncios de sucesso,
resume a transformação.
Mas o que marca o novo momento, curiosamente, é algo
que estava dado desde o começo. A apresentação do programa mostra o diretor de criação
Don Draper caindo de um edifício cercado de fachadas com
propagandas gigantescas.
A desconstrução da vida de
Draper é o grande tema da segunda temporada. Sua saúde,
seu casamento e o próprio emprego são postos em perigo. E é
neste ponto que a série perde
um pouco do vigor. Ao preferir
centralizar a atenção nos dramas pessoais do galã vivido por
Jon Hamm, perde dinâmica e
chega a se assemelhar a uma
novela televisiva comum.
MAD MEN
Onde: HBO
Quando: a partir de hoje, todo sábado, às 20h
Classificação:
> não indicado a menores
de 16 anos
Avaliação: regular
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