São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engenheiro de som francês "libera" gravações caseiras divulgadas por blogs

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA SUCURSAL DO RIO

Antes de se espalhar pela internet, as gravações caseiras de João Gilberto passaram pelas mãos de um sueco, um francês e alguns brasileiros.
Com a cópia das gravações de João Gilberto feitas na casa do fotógrafo Chico Pereira, em 1958, o sueco Lars Crantz procurou o músico e engenheiro de som francês Christophe Rousseau para remasterizar o material. Rousseau o fez e acabou por também divulgar os registros para o blog Toque Musical (toque-musical.blogspot. com), dedicado a raridades da música brasileira.
Na última segunda-feira, o blog disponibilizou o primeiro link para download do arquivo das gravações, contextualizando os registros.
Dois dias depois, o blog "Vitrola" (vitrola.blogspot. com), do jornalista Ronaldo Evangelista, publicou post sobre o assunto no qual remetia ao Toque Musical. Rapidamente, o link e a história se espalharam por diversos blogs relacionados à cultura, como "Trabalho Sujo" (oesquema.com.br/trabalhosujo).
Ontem pela manhã, o link para download do Toque Musical já não estava mais disponível. No entanto, com uma busca pelos nomes João Gilberto e Chico Pereira na internet era possível encontrar diversos caminhos para o download.
No início da noite, o Toque Musical saiu do ar. A Folha conversou por telefone com o dono do blog, que preferiu não se identificar. Ele demonstrava receio em relação à repercussão da história.
A Folha não conseguiu localizar Cláudia Faissol, atual empresária de João, para saber se tentará fazer algo contra a divulgação das gravações.

Orkut
Algumas das faixas da mesma sessão de gravações haviam sido disponibilizadas de maneira esparsa a partir de maio de 2008 no site Orkut. Essas gravações, no entanto, eram de qualidade inferior, o que indica terem vindo de uma fonte diferente dessas que apareceram nesta semana. (BB e LFV)


Texto Anterior: Cinema: Sessão Cinéfila mostra "Exílio no Iraque..."
Próximo Texto: Raridades de João Gilberto caem na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.