São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

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DISCOS LANÇAMENTOS
Caixa restabelece os primeiros anos da cantora

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Reportagem Local

A obra em CD da cantora Carmen Miranda (1909-1955) se avoluma. A caixa "Carmen Miranda" (BMG), de três CDs, recupera os primeiros anos profissionais da mais brasileira das cantoras nascidas em Portugal -ou em qualquer outro país, Brasil inclusive.
Perdem-se aqui suas duas primeiras gravações -"Não Vá Simbora" e "Se o Samba É Moda", ambas de Josué de Barros-, lançadas sob o rótulo Brunswick, em 1929. Logo em seguida, Carmen assinou contrato com a então iniciante RCA (hoje BMG) e é aí que começa a história recontada nessa caixa, a partir de "Triste Jandaia" e "Dona Balbina", do mesmo autor, lançadas em 1930.
É chumbo grosso, já de cara. "Triste Jandaia" apresenta uma Carmen Miranda de voz caricaturesca num papo mal contado de gaviões, jandaias, periquitos, galos, pintinhos. O futuro mito nascia malicioso, provavelmente chulo para padrões de início de século.
Seria assim em não poucas canções. Exemplo é "Tenho um Novo Namorado" (30), em que ela descreve o namorado: "Não é bonito nem inteligente (...)/Mas na varanda, sem a luz acesa,/Ai, meu Deus, amiguinha, que surpresa!"
Mais um, em "Sou da Pontinha" (31), de Ary Barroso: "Meu bem, eu dei/Não sei em quem/Um beijinho que me fez mal/Numa noite de Carnaval". Uau!
Outra marca se estabelecia de imediato: ela usava, nesses começos, um linguajar caboclo, feito de vocábulos como "Carnavá", "amô", "quedê", "mulhé".
Tentava, por um lado, disfarçar a origem portuguesa -ainda que tivesse vindo ao Rio aos 18 meses, vivia num Brasil nacionalista, que levava o diretor de sua RCA a querer ocultar detalhes que pudessem porventura prejudicá-la.
Por outro, queria mesmo era se aproximar do povo, forjando, pioneira naquilo que hoje se chama "marketing", a imagem de cantora popular, carismática -ouça-se o efeito cômico de "Miss Sertão" (30) e "Good-Bye" (33), ambas já namorando americanismos para vender cachos de amor à pátria a seus consumidores.
Naquela época era simples assim, mas não se pode deixar de ver hoje em Carla Perez uma Carmen Miranda pós-moderna empenhada em agradar o povão com suas danças de bundinha. Quem não tem balangandãs...
Já em 1930 o futuro de fama que a aguardava já se delineava na marchinha "Ta-hi", de Joubert de Carvalho. Vendeu -conta o jornalista Tárik de Souza, em biografia que acompanha a caixa- "a montanha de 35 mil cópias".
Ainda que fosse assim, na fase RCA, repleta de tiros precisos de Lamartine Babo, Assis Valente e Synval Silva, não se fazia suspeitar a Carmen arraigada na terra brasileira e cristalizada como intérprete oficial do período getulista.
Aí, quando ela bafejava o ufanismo, como em "Eu Gosto da Minha Terra" ("Tenho orgulho da raça/Da gente pura do meu país"), era mais reafirmação de brasilidade (para despistar a origem portuguesa) que ufanismo.
Na RCA, ela gravou, entre 1930 e 1935, 148 músicas -na caixa estão apenas 66, o que mantém bastante incompleto o documentário em CD dos primeiros anos musicais da artista (leia quadro à direita).
Poucos dos temas que até hoje se associam a Carmen Miranda foram fabricados nesse período inicial. A atriz de "O Que É Que a Baiana Tem?" (39), "No Tabuleiro da Baiana" (36), "Camisa Listada" (37) floresceria na Odeon (hoje EMI), a partir de 1935.
O material Odeon está disponível em CD, de forma bem mais completa, na caixa "Carmen Miranda", de cinco CDs, lançada há dois anos pela EMI.
Teria valor artístico mais polpudo a da EMI, pode-se dizer. Mas é com essa nova caixa que se pode amplificar um painel da personalidade de Carmen, do populismo simpático de cantora cabocla ao nacionalismo oficialesco do imaginário de Ary Barroso e, enfim, à internacionalização, via Hollywood, da "falsa baiana".
A gênese que a BMG recupera já contempla tudo, desde a mimosa "Good-Bye", do mulato Assis Valente: o Brasil destinava-se, desde Carmen Miranda, ao nacionalismo de araque e à globalização. Era só questão de tempo.

Caixa: Carmen Miranda Lançamento: BMG Quanto: R$ 60, em média


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