São Paulo, quinta-feira, 07 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/Record
GAROTA-EXTRA
Adriane Galisteu grava quadro para o "É Show" de terça, em que se passa por patinadora de supermercado; a audiência melhorou depois que o programa deixou de ser diário


TV Cultura cede e prepara telejornal popular

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Vai ser um marco na história da TV Cultura. No próximo dia 25, a emissora pública -cuja audiência é predominantemente das classes A e B- coloca no ar seu primeiro programa popular, uma revista que irá flertar com a classe C, donas-de-casa e aposentados.
"Vai ser uma revista popular, mas com a cara da Cultura", diz Marco Antonio Coelho Filho, diretor de jornalismo da emissora. "Queremos dar profundidade a assuntos exóticos e cotidianos e mostrar o que está por trás de uma notícia banal", explica.
O telejornal, se der certo, será o primeiro de uma série de programas "populares, mas não popularescos", ou "reflexivos". A emissora chegou à conclusão de partir para esse segmento (que infestou a TV nos últimos anos e contaminou o "padrão Globo de qualidade") baseada em pesquisas.
"Não vamos entrar nessa porque dá audiência. É porque precisamos nos comunicar com as classes mais populares. E essas pessoas querem aprender mais", diz Coelho. As pesquisas da Cultura mostraram, por exemplo, que donas-de-casa também gostam de política. "Vamos tratar a mulher como uma pessoa normal, dar a ela munição para conversar com o marido."
Segundo Coelho, a revista, que será apresentada por Ederson Granetto e Laila Dawa, tratará de temas como o caso Daniela Perez, saúde e violência, mas não irá dar dicas de culinária ou beleza.

OUTRO CANAL

Rumo
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, já avisou seus auxiliares que não continuará como consultor da Globo a partir de janeiro de 2003, quando vence seu contrato com a emissora. A partir de julho, o ex-vice da Globo volta a negociar com Silvio Santos.

Balanço
Gilberto Barros, apresentador do "Domingo Show" na Record, está negociando com a Bandeirantes. O contrato de Barros com a Record vence em abril e não deverá ser renovado. E a Band quer lançar um programa de auditório nos finais de semana.

Desencalhe
A Globo vendeu a quinta cota de patrocínio da Copa do Mundo para as Casas Bahia. Ainda resta uma cota, por R$ 35 milhões na tabela.

Fogo
A Band está soltando rojões. A audiência do "A Noite É uma Criança", de Otávio Mesquita, ainda é pequena (2 pontos). Mas a atração, que estreou segunda-feira, superou anteontem o programa de Amaury Jr. na Record. Amaury e Band travam batalha judicial por quebra de contrato.

Agenda
A próxima novela das seis da Globo deverá ser de Ana Maria Moretzsohn, autora de "Estrela-Guia".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Viva o velcro! "Rock das Aranhas" na "Casa 2'"
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.