UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Gil aumenta patrocínio para Brown e Donato

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

João Donato e Carlinhos Brown vão gravar um disco juntos é o que revela publicação no "Diário Oficial" de 28 de janeiro. Um pulo aconteceu, no entanto, entre o final do governo FHC, quando a captação de patrocínio foi primeiro aprovada, e a retificação publicada pelo Ministério da Cultura em janeiro, já no governo Lula. De R$ 808.478,60, a captação autorizada subiu para R$ 1.424.374.
O orçamento será destinado a prensagem de 10 mil CDs e turnê nacional, nos quais, segundo o sumário do projeto, os dois artistas interpretarão "peças inseridas no contexto da tradição musical afro-brasileira".
Segundo o MinC, não há relação entre a modificação e qualquer proximidade entre o ministro Gilberto Gil e Brown. A coordenadora de música do ministério, Teresa Cristina Rocha, diz que a retificação foi ato de tramitação regular e cumpriu todas as instâncias de decisão. O MinC teria feito pareceres separados para CD e show, esquecendo-se de computar o orçamento do disco no cálculo final.
"Se detectamos erro da administração, corrigir é normal. Só não deu tempo para fazer em seguida, ficou para janeiro", afirma Rocha. Sobre a afinidade entre Gil e Brown, ela diz: "Foi uma coincidência terrível".
Em entrevista posterior à consulta da Folha ao MinC, Gil afirmou desconhecer o assunto: "Não tenho conhecimento. Provavelmente é uma reautorização de execução de projeto. Nem sei do caso, não sei mesmo".

O NÃO-LANÇAMENTO

Odair José aperfeiçoou sua fórmula cafona/suburbana/ sensual em 73, com o hit "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)". Pró-sexo e pró-procriação, a canção incomodou progressistas e reacionários -e agradou em cheio ao povão. A Universal nunca relançou.

JOÃO NO TOM
O novo Tom Brasil será inaugurado com shows de João Gilberto, em 24, 25 e 26 de abril. Tem 2.200 lugares e fica na Chácara Santo Antônio (zona sul). João teria prometido à casa show novo, ligado a CD que começaria a gravar neste mês. Negociam-se possíveis participações especiais do conjunto histórico da bossa nova Os Cariocas e de Rita Lee. O segundo show da nova casa deve ser do ministro Gilberto Gil, em 2 e 3 de maio.

MARINA DA VILA
Marina Lima pretende convidar Martinho da Vila para dividir com ela uma faixa de seu "Acústico MTV". Segundo a EMI, o disco só terá três canções inéditas.

CLARA LIMITADA
A EMI se movimenta para lamentar os 20 anos de morte de Clara Nunes. Fora de catálogo desde 97, a coleção completa (16 títulos) será relançada ainda neste semestre, mas em "edição limitada". Antes, neste mês, sai coletânea dupla com um CD de sucessos e outro de raridades.

TRAMA DEMITE
A Trama acaba de reduzir em mais de 20% seu quadro de funcionários, mas diz que não há perigo na esquina. "Estamos adequando nossa estrutura à realidade do mercado. Apesar da crise, crescemos 33% em 2002", afirma João Marcello Bôscoli.

psanches@folhasp.com.br


Texto Anterior: Música: Pacote de dez CDs recria a criação de Martinho da Vila
Próximo Texto: Outros lançamentos - Rock suado e com pressa: Mono/Stereo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.