São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Frontalot vê o "nerdcore" como política

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2000, o norte-americano Damian Hess estava sentado em frente ao computador, escrevendo algumas músicas, quando concluiu que: "Um rapper cuja única audiência é uma figurinha colada no alto de seu monitor é tão "nerdy" que ele só pode ser um "nerdcore'".
Foi assim que Hess, 33, mais conhecido pelo codinome MC Frontalot, inventou esse subgênero do rap, que se espalhou pelos Estados Unidos e hoje já tem representantes em países como Canadá, Austrália e Reino Unido.
Frontalot é um típico CDF e cultiva sua "nerdice" no visual -branquelo, careca, óculos fundo de garrafa- e nas músicas. "Rimo sobre tudo o que gosto. Como passo 90% do meu tempo em frente ao computador, muitos de meus interesses se relacionam com isso: aventuras de games, e-mails nigerianos de spam, pornografia on-line e minhas HQs favoritas da web, "Achewood" e "Penny Arcade'", diz ele, que lança o terceiro disco em abril.
Para Frontalot, ser um "nerdcore" é quase que uma atitude política. "Acho que é um pouco como desafiar o fato de que, supostamente, não estaríamos aqui, no palco, habitado pelo "mundo das crianças cool'", acredita.
Segundo ele, ser "cool" (legal) é uma questão de "identidade" e exclui todos os que não são "cool". "É o que acontece conosco: éramos identificados com o que não era "cool", classificados como "nerds", e excluídos da esfera social das outras crianças. Mas, agora, os papéis estão potencialmente mudando. Ou, no mínimo, as crianças "cool" não terão mais o poder de nos fazer sentir mal. Nós podemos de fato nos unir e ter nossa própria esfera social, repleta de superstars", diz.
Fã de hip hop, o "nerdcore" torce para um dia estar no mesmo nível de artistas que admira, como Dr. Octagon, MF Doom, Busdriver e Mos Def.
"Espero que minhas músicas sejam vistas sob a mesma luz que a desses rappers", diz. "Mas ainda tenho de melhorar em muitos aspectos." (AFS)


Texto Anterior: Letra
Próximo Texto: O que é o Nerdcore?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.