São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Minirretrospectiva de 17 anos de carreira abre hoje em SP

Marcelo Cipis seduz com reunião de cores e enigmas

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 87 obras, o artista plástico Marcelo Cipis mostra, a partir de hoje, a trajetória de 17 anos de trabalho. "É uma minirretrospectiva, na qual apresento diferentes séries que produzi, desde minha primeira pintura a óleo, em 1987", conta Cipis, que também faz ilustrações para a Folha.
Apesar do caráter retrospectivo, a exposição não segue uma ordem cronológica. A cor acaba sendo a linha mais visível para a reunião dos trabalhos, especialmente no segundo andar da galeria. Em uma das paredes, por exemplo, há apenas obras em amarelo e, em outra, em vermelho. "São composições de cor, nas quais as obras brincam entre si."
A apropriação da poética de outros artistas, como os franceses Matisse (1869-1954), Léger (1881-1955) e Picabia (1879-1953), é uma das características mais marcantes da exposição. "O que pretendo, ao usar esses artistas como referência, é buscar a alegria, o prazer no trabalho, como fez Matisse, por exemplo. Quero algo que soe agradável aos olhos, algo que seduza, algo lúdico", diz o artista.
Em formatos diversos, as obras possuem uma estrutura comum: a criação de imagens, às vezes figurativas, às vezes não, centralizadas em campos de cor. Em algumas delas, o traço do ilustrador torna-se mais aparente. "Antes eu buscava diferenciar meu trabalho de ilustrador e artista, como se eles não tivessem nada a ver um com o outro. Mas, ultimamente, eles foram se juntando." Como afirma o artista Sérgio Romagnolo no catálogo da mostra, as obras em conjunto "funcionam como enigmas ou paradoxos que se repetem e se complementam".
Representativas são as obras que se utilizam de imagens de um tambor como figura central. "Em 1995, tive um momento de impasse, não conseguia mais produzir. Foi utilizando o tambor como referência que ganhei uma nova ênfase, que foi se desdobrando ao longo do tempo", explica o artista.


COMO É BOM PINTAR!. Mostra com 87 obras de Marcelo Cipis. Onde: galeria Virgilio (r. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426, SP, tel. 0/xx/11/ 3062-9446). Quando: abertura hoje, às 20h; de seg. a sex., das 10h às 19h, e sáb., das 10h às 15h. Até 28/4. Quanto: entrada franca, obras de R$ 700 a R$ 45 mil.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: Adultos infantis, mães de 14 anos e criminosos de 16
Próximo Texto: Ilustrada: Final do BBB mais visto fica com a 2ª maior audiência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.