São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo proíbe reprise da Copa em bar e hotel

Divulgação
CARONA
O ator Eduardo Moscovis em ensaio para a edição de maio da revista "TPM"; a publicação traz um perfil do ator, que interpreta um gay no teatro e um jornalista na novela das sete


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em comunicado publicado ontem em jornais, a TV Globo e a Globosat (programadora do canal pago SporTV) anunciaram que está proibida a exibição de videoteipes de jogos da Copa do Mundo em locais de frequência coletiva, como bares, restaurantes, shoppings, hotéis e eventos.
Segundo o documento, a exibição só poderá ocorrer em transmissões ao vivo, desde que ela se inicie cinco minutos antes e termine cinco minutos após o fim das transmissões, sem cortes de intervalos, anúncios e marcas de patrocinadores. E, mesmo nesses casos, não poderá haver cobrança de ingresso, realização de sorteios, distribuição de brindes, comercialização de patrocínio ou associação com qualquer marca, inclusive a do estabelecimento. O veto atinge também políticos.
O comunicado frustou bares, restaurantes e hotéis que pretendiam tirar proveito da Copa 2002, que será de madrugada, exibindo reprises durante o dia.
Os advogados da Abred (Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados) já estudam o caso. Embora concorde com a proteção a patrocinadores, a entidade acha a medida restritiva e vai tentar negociar pelo menos a liberação de promoções e sorteios.
A Globo e a Globosat dizem estar amparadas em lei que cobra direito autoral pela exibição de DVDs e fitas VHS em público e que as proibições estão previstas em contrato com a Fifa.

OUTRO CANAL

Alerta 1
Pela segunda semana consecutiva, o "Domingo Legal", do SBT, perdeu para o "Domingão do Faustão" _desta vez pré-gravado, o que é quase uma humilhação para o ex-líder absoluto. O placar foi de 28 a 25 pontos a favor da Globo, alavancada pela primeira final do Torneio Rio-SP, que goleou o SBT por 37 a 15.

Alerta 2
Pesquisas da Globo apontam que desde novembro o apresentador Gugu Liberato vem apresentando "problemas de imagem". Os telespectadores dizem, entre outras coisas, que ele "está chato". O "Domingo Legal" vai tentar reagir com modelos que tiram a roupa enquanto lêem notícias.

Sopa
No sábado, o "Fama", da Globo, deu 16 pontos, apenas um a mais do que o "Programa Raul Gil". Antes, e com o "Amor a Bordo", o "Caldeirão do Huck" voltou a perder da Record, por 15 a 14. No domingo, "Casa dos Artistas" perdeu para o "Fantástico" (pela segunda semana) por 29 a 33.

Encrenca
Executivos da Fox anunciaram a 25 publicitários brasileiros, em Nova York, que o grupo irá lançar no Brasil, com sinal em português, o canal de notícias Fox News. A Fox é sócia da Sky, controlada pela Globo, que tem acordo com a Turner impedindo o lançamento da CNN em português (para proteger a Globo News). Se o Fox News entrar na Sky, o acordo deve virar água.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.