São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Globo
FAGUNDES SE ABRE PARA ANGÉLICA Angélica e Antônio Fagundes em gravação do "Estrelas" deste sábado, comemorativo da centésima edição do programa; a entrevista foi gravada em campo de golfe

Lei de cota na TV paga terá baixo impacto

Estudo feito pela ONG Intervozes mostra que o projeto de lei 29, que poderá ser votado hoje por comissão da Câmara dos Deputados, terá baixo impacto na TV paga. O projeto de lei cria cotas de conteúdo brasileiro nos canais pagos.
Segundo a última versão do projeto, de 30 de abril, os canais estrangeiros (como Sony, HBO, Warner) terão de exibir três horas e meia de conteúdo nacional por semana, metade independente. Para o Intervozes, eles poderão atingir essa cota reprisando o mesmo programa.
Outra inovação do PL-29 é a exigência de que toda operadora carregue pelo menos dez "canais BR". São canais BR aqueles que têm pelo menos oito horas diárias de conteúdo brasileiro, sendo quatro de "espaço qualificado" (tudo menos programas religiosos, políticos, esportivos, concursos, publicidade, televendas, infomerciais e telejornais) e uma hora de produção independente. Canais abertos ou mistos não contam.
Análise do Intervozes sobre o pacote Advanced Digital da Net mostrou que a operadora estaria próxima de atingir a cota, pois o PL-29 permite a compensação entre canais de uma mesma programadora e não exclui leilões (caso do Canal Rural). Sem considerar Futura, Record News e Rá-Tim-Bum, bastariam pequenos ajustes para a Net já ter oito "canais BR". GNT e Canal Brasil compensariam a falta de conteúdo independente nos demais canais.

LOST 1 A novela das sete da Globo, "Beleza Pura", terá uma virada sensacional em duas semanas. Será revelado que os cinco personagens desaparecidos desde a primeira semana de exibição, vítimas de um acidente de helicóptero no Amazonas, estão vivos. O acidente levou à ruína a carreira do projetista do helicóptero (Edson Celulari).

LOST 2 Segundo a autora Andrea Maltarolli, a primeira a reaparecer será Sônia (Christiane Torloni). "O retorno dos desaparecidos vai revolucionar a vida de todo mundo", diz. Por exemplo, dois "ex-viúvos" hoje formam um casal. A novela não os mostrará perdidos. Outra revelação importante será a de que os desaparecidos estavam mancomunados em torno de um plano secreto na Amazônia.

CIRANDA O primeiro capítulo da boa "Ciranda de Pedra" marcou 25,4 pontos na Grande São Paulo. Foi a pior estréia de novela das seis nesta década. Mas "Ciranda" está no patamar de sua antecessora. A média final de "Desejo Proibido" foi 23,4.

RISADA O SBT suspendeu o projeto de uma sitcom feminina, a ser escrita por Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos. A suspensão foi pedida pela própria Íris, ocupada que está com os capítulos da novela "Revelação".

TROCA TUDO A troca do "Charme" por filmes continua rendendo ao SBT. Depois de triplicar a audiência do horário, a faixa de cinema conseguiu anteontem levar a rede ao primeiro lugar no Ibope durante 12 minutos.


Texto Anterior: José Simão: Nike lança chuteira com três travas!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.