São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

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Crítica/música

Pacote do selo Blue Note reúne boas novidades do jazz

Álbuns que chegam às lojas são novas produções de Eliane Elias, Blanchard e Kent; já Silver vem com registro de 1958

Lee Celano - 2.mai.08/Reuters
O trompetista Terence Blanchard, usual parceiro de Spike Lee, em show em Nova Orleans

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há tempos não se via um pacote como este no mercado brasileiro. Em meio às reedições que já se tornaram habituais no setor do jazz, a EMI solta gravações recentes da pianista Eliane Elias, do trompetista Terence Blanchard e da cantora Stacey Kent, além de uma gravação dos anos 50 (inédita em disco) do pianista Horace Silver -todas lançadas nos EUA pelo selo Blue Note.
Embora a norte-americana Stacey Kent já tenha sete álbuns lançados, "Breakfast on the Morning Tram" é o primeiro distribuído no Brasil. Sua trajetória é curiosa. Ela estudava literatura na Inglaterra, no início dos anos 90, quando conheceu o saxofonista Jim Tomlinson. Casaram-se e, desde 1997, ano em que ela lançou o primeiro disco, os dois não pararam mais de gravar juntos.
Com um delicado timbre vocal que lembra o de uma adolescente, Kent conquistou seu fã-clube interpretando clássicos da canção norte-americana assinados por Cole Porter, George Gershwin ou Richard Rodgers. Já em seus últimos trabalhos -para ampliar seu público ou até porque a fórmula inicial deu sinais de desgaste- começou a gravar sucessos do pop dos anos 60 e 70.
Kent arriscou um pouco mais no novo CD: misturou a balada "So Many Stars" (hit de Sergio Mendes) e o "Samba da Benção" (de Baden Powell e Vinicius de Moraes, em versão para o francês de Pierre Barouh), com canções do marido feitas em parceria com o escritor Kazuo Ishiguro. O resultado é um tanto irregular, mas há momentos saborosos, como na jazzística "So Romantic" e no blues "Hard Hearted Hannah".
É possível que os mais fanáticos pelo jazz intimista de Bill Evans (1929-1980) estranhem o fato de Eliane Elias cantar em algumas faixas do CD "Something For You", seu tributo a esse mestre do piano que a influenciou na adolescência. Mas faria sentido para uma jazzista madura e talentosa como ela simplesmente emular Evans a esta altura da carreira?
Entre os standards e composições de Evans que a pianista relê com personalidade, a faixa "Here Is Something For You" se destaca por sua história inusitada. Eliane achou a melodia numa fita em poder do baixista Mark Johnson (hoje seu marido e ex-parceiro de Evans). Animada, além de finalizar a composição, também escreveu a letra.

Blanchard
Quem assistiu à minissérie de Spike Lee sobre a catástrofe desencadeada pelo furacão Katrina no sul dos EUA ("When the Levees Broke", 2006) já tem idéia do que poderá ouvir em "A Tale of God's Will (A Requiem for Katrina)", novo álbum de Terence Blanchard, autor das trilhas sonoras dos filmes de Lee desde os anos 90.
Ao lado de seu quinteto e da orquestra Northwest Sinfonia, o trompetista volta a refletir sobre a tragédia que destruiu parte de Nova Orleans, sua cidade natal. Dor, indignação e beleza convivem numa espécie de suíte, que se inscreve entre as mais densas obras de temática social produzidas na história do jazz.
"Live at Newport" flagra o pianista e compositor Horace Silver em 1958, com seu quinteto, em aparição no festival de jazz de Newport. Música tão original e moderna que -como qualquer clássico que se preze- parece ter sido gravada semanas atrás.


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