São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Patricia Stavis/Folha Imagem
ESTRELA DA NOITE
A atriz Tainá Müller na festa de lançamento do curta-metragem "Em uma Noite Escura as Rosas São Amarelas", que ocorreu num apartamento na avenida Paulista

Arena

Os principais presidenciáveis devem se encontrar no próximo dia 25 para um debate. José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva confirmaram presença no Congresso da Indústria da Fiesp.

DE SAÍDA
Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis, marcou para o final deste mês sua saída do órgão de turismo da capital. Ele integrará a coordenação da campanha de Serra.

LINHA DIRETA
O marqueteiro Chico Santa Rita, responsável por campanhas como a de Fernando Collor à Presidência, em 1989, e por outras tantas de Orestes Quércia (PMDB-SP), lançou sua pré-candidatura a deputado federal pelo PV. "Chega de intermediários. Vou colocar as minhas ideias diretamente."

EM FOLHA
Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula, festeja neste mês os 30 anos que se passaram desde que ele escapou de um infarto.

TOGA
Presidente de honra do PDT, Therezinha Zerbini, que liderou o movimento feminino pela anistia, quer lançar o advogado José Roberto Batochio como candidato ao Senado em SP. Promete levar a proposta ao encontro estadual da legenda, no sábado, em Limeira.

VARA DE FAMÍLIA
A socialite Paula Trabulsi está cobrando na Justiça pensão alimentícia do ex-marido André Golabek. Ele é filho da estilista Rony Golabek, viúva do ex-prefeito Celso Pitta. Anteontem, em audiência no Fórum Central de SP na qual a ex-mulher ameaçava mandá-lo para a prisão, Golabek quitou uma dívida de R$ 24 mil. Ela afirma que o valor foi pago, em dinheiro vivo, por Rony, para evitar a detenção do filho.

SEM PRISÃO
O advogado de Golabek, Remo Battaglia, diz que "não ocorreu tentativa de prisão" e que a maior parte do valor foi depositada em juízo -só "uma diferença" foi paga na sessão.

CASA DE CLARICE
A casa onde a escritora Clarice Lispector passou a infância no Recife será transformada em um centro cultural. A sobrinha-neta de Clarice, Nicole Algranti, irá montar no local o Instituto Elisa Lispector (irmã da escritora). A arquidiocese da capital pernambucana cedeu o imóvel a ela, na praça Maciel Pinheiro, em comodato. "Vou criar um instituto de incentivo à literatura e ao cinema. A única contrapartida pedida pela Igreja é que o local abrigue um projeto social", conta Nicole.

ENCORPADA
A 15 dias de sua abertura, a mostra internacional "Corpos -A Exposição", que exibirá corpos reais a partir do dia 21, na Oca do parque Ibirapuera, já conta com 40 mil visitas de estudantes agendadas.

DEFESA NACIONAL

A Odebrecht vai à guerra

Herdeiro de um império de 100 mil empregados que fatura R$ 38 bilhões em 18 países, Marcelo Odebrecht, presidente do grupo Odebrecht, raramente dá declarações ou entrevistas. Anteontem, ele participou de seminário sobre segurança internacional promovido pela Fiesp e pelo Ministério da Defesa. Para plateia de empresários e militares, afirmou que o Brasil é o "único" que pode "conciliar e catalizar" movimentos bolivarianos da América Latina com as democracias da região, "ativo do qual empresas brasileiras vão usufruir".

 


A Odebrecht já está usufruindo. Na Venezuela, participa de um projeto de ocupação na fronteira com a Colômbia, "certamente para evitar a invasão das Farc", diz o empresário brasileiro, que tem "forte vertente militar" e interação com as Forças Armadas de Hugo Chávez. "Nós ajudamos a levar pessoas para áreas que não tinham a presença humana. Estamos levando casa e infraestrutura para lá", disse Marcelo à coluna. Segundo ele, dificilmente uma empresa que não fosse brasileira seria tão bem recebida. A Odebrecht construirá estradas, esgoto e 11 mil casas no lugar.

 


Na Fiesp, ele falou das perspectivas de integração das empresas privadas com as novas estratégias militares do Brasil. A seguir, um resumo:

  "Vamos ter que discutir uma perspectiva moral da guerra. Fomos uma das dez empresas escolhidas pelo Exército dos EUA para participar como apoio na guerra do Iraque.
Um engenheiro nosso foi sequestrado e faleceu. Isso colocou o dilema: deveríamos estar numa guerra que não era do Brasil? E como continuaríamos a servir o cliente? Mandando só americanos [para a guerra]? São dilemas que a iniciativa privada, na medida em que nossas Forças Armadas são demandadas em outros países, viverá paradigmas que precisamos discutir."

 


"A gente presta muitos serviços para o Exército dos EUA. O modelo americano conduz para que o americano apenas trace as estratégias, a tática, o combate propriamente dito. Tudo o mais tende a ser subcontratado para a iniciativa privada. Quando os EUA mobilizam 30 mil homens para um local, é porque eles têm a flexibilidade de usar a iniciativa privada para atender à demanda de seus serviços e de bens."

 


"Neste mercado, o grande cliente será sempre a área militar. E não há como a iniciativa privada participar ativamente se não perceber isso [o plano de defesa brasileiro] como política que transcende governos."

 


"O Brasil reúne condições únicas para desenvolver um cluster empresarial de defesa da América do Sul. A postura diplomática do país, conciliadora, pela paz, construiu uma imagem de confiança dentro e fora da região. É um ativo que vai ajudar muito as empresas brasileiras a atuarem na área."

CURTO-CIRCUITO
A SÃO PAULO Companhia de Dança estreia nova coreografia hoje, às 21h30, no teatro Sérgio Cardoso. Classificação: livre.
O TRIO Medeski, Martin & Wood se apresenta na terça-feira, às 22h, no Bourbon Street. Classificação etária: 18 anos.
FABIANA JUSTUS promove hoje, às 16h, em sua loja Pop Up Store, na Oscar Freire, pocket show da banda SlowFoDa.
A MOSTRA "O Senhor das Cores", de Romero Britto, será aberta hoje, às 10h, no Espaço Arte, no shopping Patio Higienópolis.
O DIRETOR internacional da Bugatti perfumes, Jean-Marc Daviaud, será recepcionado por Gabriel Harari, da Edalbrás, com almoço hoje, às 13h, no restaurante Parigi.
LUCIANA NEVES e Sérgio Melaragno recebem convidadas para almoço de Dia das Mães, hoje, no restaurante Fox.

com DIÓGENES CAMPANHA, LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Após Neschling, Osesp sai do castelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.