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"YANKEE HOTEL FOXTROT"
Disco foi inicialmente recusado por excesso de experimentalismo, mas faz boa carreira comercial
Wilco dá baile em gravadoras e faz melhor CD
DA REPORTAGEM LOCAL
Esta história poderia ter acontecido no Brasil. Quando, há um ano, entregou o que seria um novo álbum à sua gravadora (Reprise), a banda folk/pop/
rock norte-americana Wilco ouviu de volta um sonoro não. Os
executivos queriam mudanças
substanciais no disco para lançá-lo, e a recusa da banda culminou
em sua demissão da Reprise.
O grupo teve de comprar o master da gravadora, por cerca de
US$ 50 mil, e, sem teto nem abrigo para seu ultra-experimental
"Yankee Hotel Foxtrot", acabou
batendo na porta do selo Nonesuch, que, mesmo mais direcionado à música erudita, o lançou.
Resultado? O CD foi aclamado
em uníssono como obra-prima e,
desmentindo a máxima (brasileira) de que CD que a crítica aprova
não emplaca, vendeu em uma semana 56 mil cópias, estreando em
13º lugar na parada e seguindo
boa carreira comercial.
A Reprise virou a piada da temporada nos EUA, e junto dela a
multinacional Warner, que, ironicamente, é distribuidora tanto daquele selo como da Nonesuch.
E essa história aconteceu no
Brasil, ou quase. A Warner daqui
afirmou à Folha há menos de um
mês que não tinha interesse comercial no lançamento nacional
do disco (os anteriores ela lançara). Mudou de idéia repentinamente nesta semana e agora diz
que vai editar em julho.
Quizumbas à parte, "Yankee
Hotel Foxtrot" vale em ouro a polêmica que causou. É uma guinada radical na carreira de uma banda até então marcada por um folk
rock correto, daqueles redondos e
quadrados ao mesmo tempo.
Foi imediata e tolamente tratado como um "Wilco visita Radiohead", apenas porque nele a banda cede à crescente retomada de
detalhes progressivos no "pop-rock esquina anos 2000".
É climático, sofisticado, elaboradíssimo, quase espacial. Mas as
esquisitices instrumentais repousam sobre a habitual delicadeza
da banda. Melodias e vozes doces
emolduram o experimentalismo
-e o público sabe, sim, entender
o esquisito. Agora só falta o Brasil.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)
Yankee Hotel Foxtrot
Artista: Wilco
Lançamento: Nonesuch (importado)/ Warner (nacional, em julho)
Quanto: R$ 50 (importado) e R$ 30 (nacional), em média
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