São Paulo, terça-feira, 07 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Um Hawks bem envelhecido

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Dizem que John Ford ficava sacaneando Howard Hawks, por causa do Oscar. Ele achava que "Sargento York" (Futura, 23h30) era muito melhor que "Como Era Verde o Meu Vale", mas o prêmio de melhor direção tinha ido para o seu filme, e não para o de Hawks.
Gosto é uma coisa em parte pessoal, em parte de época: "Sargento York" me parece um caso de filme de Hawks um tanto envelhecido. Já "Como Era Verde" me parece insuportável.
Em "Sargento York", a história diz respeito a um matuto que deixa o interior para se tornar herói de guerra, realizando estranha façanha. Hawks parece não levar sua façanha assim tão a sério, em todo caso.
Filme a rever, pois continua ótimo: "O Silêncio dos Inocentes" (Telecine Pipoca, 16h25).

TV ABERTA

Missão na Selva
Record, 14h.
(Running Wild). África do Sul, 1992, 94 min. Direção: Duncan McLachlan. Com Brooke Shields, Martin Sheen. Documentarista decide contar a luta de cientista que há 12 anos tenta preservar leopardos em extinção na África e, aparentemente, está fracassando.

Construindo uma Carreira
Globo, 15h50.
(Career Opportunities). EUA, 1991, 83 min. Direção: Bryan Gordon. Com Frank Whaley, Jennifer Connelly. Garota rica fica presa numa loja e acaba se entendendo com o faxineiro do local, famoso por suas mentiras. A noite não acabará em conversa. Título ambíguo, não?

A Máquina do Tempo
SBT, 22h30.
(Time Machine). EUA/Inglaterra, 2002, 96 min. Direção: Simon Wells. Com Guy Pearce, Samantha Numba, Jeremy Irons. Na clássica história de H.G. Wells, Guy Pearce faz o cientista que, após a morte da amada, só pensa em criar a máquina capaz de fazê-lo viajar no tempo. O particular, no caso, é que o filme é dirigido por Simon, bisneto de H.G. Inédito.

Intercine
Globo, 1h25.
A disputa pela exibição no canal na terça envolve os longas-metragens "Assim É a Vida" (1986, de Blake Edwards, com Jack Lemmon, Julie Andrews, Sally Kellerman) e "Mensageiro da Rainha" (2000, de Mark Roper, com Gary Daniels, John Standing).

Anjos Faixa-Preta
SBT, 3h.
(Black Belt Angels). 1994, 81 min. Direção: Chi-Han Kim. Com Shawna Dee Larson, Rebekah Bartlett, Nicole Burks. Alunas de escola de artes marciais resolvem salvar a instituição -em estado pré-falimentar- com a promoção de shows que a transformam em ponto de encontro de adolescentes. Com isso, o velho mestre Lee consegue uma penca de novos alunos.

Vivendo na Corda Bamba
Globo, 3h10.
(Blue Collar). EUA, 1978, 114 min. Direção: Paul Schrader. Com Richard Pryor, Harvey Keitel, Ed Begley. Notável estréia na direção do roteirista Paul Schrader, o filme mostra as dificuldades de trabalhadores durante uma greve em Detroit. Visto hoje, ""Vivendo" é quase uma excentricidade comparado à produção atual. Não há qualquer afetação.

Meu Pequeno Paraíso
SBT, 4h30.
(My Blue Heaven). EUA, 1990, 93 min. Direção: Herbert Ross. Com Steve Martin, Rick Moranis, Joan Cusack. Martin é uma testemunha que vai depor contra a Máfia, e Moranis é o agente do FBI encarregado de protegê-lo. De uma situação clássica do cinema policial, busca-se extrair a comédia. Só para São Paulo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.