São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luiz Alberto Moniz Bandeira é eleito Intelectual do Ano de 2005

Escritor receberá o Juca Pato por "Formação do Império Americano"

DA REPORTAGEM LOCAL

A União Brasileira de Escritores anunciou anteontem à noite que o escritor baiano Luiz Alberto Moniz Bandeira, 70, colaborador da Folha, é o vencedor do Prêmio Intelectual do Ano de 2005 (troféu Juca Pato). O autor era o único candidato ao troféu, que contempla também o livro "Formação do Império Americano - Da Guerra contra a Espanha à Guerra no Iraque", publicado no ano passado pela editora Civilização Brasileira. Na obra, o autor aborda as origens da vocação imperial dos EUA.
"Fico muito honrado com o prêmio. Esse livro realmente busca dar uma contribuição sobre aspectos da formação do império americano. As informações são dispersas. Procurei condensá-las e mostrar um lado que não aparece", disse o autor à Folha, da Alemanha, onde mora há mais de dez anos.
Moniz Bandeira nasceu em Salvador, Bahia, em 1935. Formado em direito no Rio, é doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor titular de história da política exterior do Brasil na Universidade de Brasília, instituição pela qual se aposentou. O escritor também tem passagem, como professor visitante, pelas universidades de Heidelberg, Colônia, Estocolmo e Buenos Aires, entre outras.
Com patrocínio da Folha, o Juca Pato chega neste ano à sua 42ª edição. A data da entrega do troféu a Moniz Bandeira será divulgada posteriormente.


Texto Anterior: Rio verá seu show
Próximo Texto: Tecladista e compositor Billy Preston morre nos EUA aos 59
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.